Competências nas instituições públicas
um mapeamento pelo Método Delphi
DOI:
https://doi.org/10.22409/eas.v9i2.62109Palavras-chave:
Competências, Deplhi, Hospitais, Gestão de CompetênciasResumo
A pesquisa teve como objetivo mapear as competências essenciais requeridas em hospitais públicos federais e suas superintendências. Para alcançar esse propósito, o estudo se baseou na literatura sobre gestão de competências no contexto do setor público. O estudo classifica-se como quantitativo, descritivo e de levantamento survey, utilizando o método Delphi. Os dados foram coletados em 2021, com a participação de 22 especialistas distribuídos entre Hospitais Públicos e Superintendências Estaduais. Duas rodadas de levantamento e confirmação de dados foram realizadas, resultando na identificação de 16 competências. O estudo revelou que competências como comunicação eficaz, comprometimento, criatividade, flexibilidade, gestão de riscos, inteligência emocional, liderança de equipe, negociação, organização, orientação para resultados, persistência, proatividade, relacionamento interpessoal, resiliência, visão estratégica e visão sistêmica são consideradas essenciais para avaliação de desempenho na área meio dessas organizações. Além disso, a pesquisa contribuiu significativamente para a literatura e prática sobre gestão de competências em órgãos públicos, destacando sua origem em um projeto de extensão que integrou dados práticos com a teoria, reforçando a importância da aplicação dessas competências para promover eficiência e eficácia nas organizações públicas de saúde.
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