Percepções de professores universitários sobre seu envelhecimento

perspectivas e satisfação de trabalho

Autores

  • Fábio Ramos Lima Universidade São Judas Tadeu
  • Dante Ogassavara Universidade São Judas Tadeu
  • Jonatas Andrade Pinheiro Universidade São Judas Tadeu
  • José Maria Montiel Universidade São Judas Tadeu
  • Priscila Larcher Longo Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v9i2.62308

Palavras-chave:

Envelhecimento, Docentes, Etarismo, Mercado de trabalho

Resumo

As atividades laborais estão prolongando o tempo da aposentadoria e, manter o envelhescente e o idoso inserido na sociedade pode trazer benefícios para a vida pessoal e contribuir para a sociedade. Nesse contexto, os professores universitários contribuem para a formação de milhares de discentes e encorajam novos docentes no universo acadêmico. Assim, esse estudo tem como objetivo analisar as indagações do professor universitário no processo de envelhecer no mercado de trabalho. Trata-se de um estudo transversal observacional quantitativo que contou com a participação 35 professores universitários de ambos os sexos de Instituição de Ensino Superior. Os participantes responderam a questionários sociodemográficos, instrumento de qualidade de vida WHOQOL, um questionário sobre sua satisfação no mercado de trabalho e um questionário que avalia as atribuições adjetivas ao processo de envelhecer. Os resultados indicaram que 72% dos participantes são docentes do gênero feminino, com idade média de 54,9 anos. 48% dos participantes estavam satisfeitos com sua condição de saúde 74% mostravam-se satisfeitos com sua capacidade para realizar seu trabalho, 80% acreditam que o mercado de trabalho está contratando mais docentes jovens e 62,9% dos entrevistados consideravam-se felizes. Tais resultados são importantes para as Instituições de Ensino Superior atuarem junto à gestão de pessoas para identificar os efeitos do envelhecimento em seus colaboradores e a proposição de planos de carreira, e treinamento e desenvolvimento que possam trazer mais segurança aos docentes em processo de envelhecimento.

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Publicado

2024-12-06

Edição

Seção

Administração Brasileira