A qualidade no atendimento ao usuário SUS a partir de dados do Projeto Paciente Seguro (PROADI-SUS) – uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.22409/fv881876Resumo
O presente estudo tem por objetivo mapear informações sobre a qualificação no atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde pelas ações do Projeto Paciente Seguro (PROADI-SUS). Para embasar a pesquisa, o referencial teórico discorre sobre processos em saúde, qualidade do cuidado e gestão de tecnologias em saúde. Trata-se de uma revisão de escopo, de outubro de 2023 a janeiro de 2024, nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, U.S. National Library of Medicine, Science Direct, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, EBSCO, Scientific Electronic Library Online, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Google Acadêmico. Foram encontradas 238 publicações, sendo excluídas 24 por duplicidade. A triagem ocorreu em 214 documentos, onde foram avaliados os títulos e resumos, considerando como relevantes apenas os que indicavam o PROADI-SUS como um ativo elementar do estudo. Restaram 37 estudos elegíveis para leitura na íntegra. Apenas 6 tratavam do Projeto Paciente Seguro (PROADI-SUS), os quais foram selecionados para análise. Observa-se preocupação com a criação de metodologias para auxiliar na identificação da maturidade da temática segurança do paciente nas instituições de saúde que receberam o Projeto Paciente Seguro (PROADI-SUS); desenvolvimento de uma cultura voltada para a segurança do paciente e consolidação das práticas de segurança na rotina de atendimento. Existem lacunas quanto à participação do paciente nas decisões do cuidado. A falta de aproximação entre profissionais da assistência, gestores e alta administração foi presente nos resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Estudos de Administração e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).