https://periodicos.uff.br/revistaeas/issue/feedEstudos de Administração e Sociedade2024-06-18T02:08:37+00:00Cláudio Gurgelcrmgurgel@hotmail.comOpen Journal Systems<p align="justify">A <em>Revista Estudos de Administração e Sociedade - EAS </em><strong> </strong>tem como missão difundir o conhecimento em Administração, contribuindo para a melhoria da qualidade da pesquisa e o intercâmbio com outros centros de investigação. O foco temático da revista toma como referência as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação de Administração – “Estado, Organizações e Sociedade” e “Administração Brasileira”. <br /><strong>ISSN: </strong> 2525-9261</p>https://periodicos.uff.br/revistaeas/article/view/63349Em busca de bons padrões2024-06-18T00:27:51+00:00Claudio Marques Gurgelcrmgurgel@hotmail.com2024-06-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos de Administração e Sociedadehttps://periodicos.uff.br/revistaeas/article/view/61050Escassez2023-12-18T02:17:34+00:00Josélia Batista Dias de Souzajoseliabd@gmail.com<p>O recorte das páginas 202 a 217 está compreendido no livro “<em>Escassez e uma nova forma de pensar a falta de recursos</em>”, que é de autoria de Sendhil Mullainathan e Eldar Shafir, sendo este traduzido por Bruno Casotti e publicado pela Best Buniness em 2016. O objetivo percebido desta parte é tratar sobre a administração da escassez nas organizações, partindo de exemplos que demonstram a relevância da gestão adequada da folga e da largura da banda para sanar problemas que podem afetar o progresso de qualquer negócio ou objetivo organizacional. Destarte, a questão que permeia essa obra reside-se em responder: como administrar a escassez de recursos nas organizações? De forma que, para isso, os autores abordam sobre a escassez, a folga, a gordura, a eficiência e o incêndio como itens que compreendem a dinâmica das organizações e que requerem maiores reflexões em prol do estabelecimento de um sistema de gestão cada vez mais humanizado.</p> <p> </p>2024-06-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos de Administração e Sociedadehttps://periodicos.uff.br/revistaeas/article/view/62266Alguém precisa ver mais simulações? 2024-04-11T10:14:11+00:00Débora Dias Resendedebora.resende@estudante.ufla.brAlexsandre Gustavo da Silva Carvalho alexcarvalhoadm@gmail.comLilian Bambirra de Assislilianbassis@hotmail.comJosé Willer do Prado jose.prado@ufla.br<p>O objetivo do artigo consiste em compreender o processo da tomada de decisão por meio da abordagem ergológica. Para embasar a pesquisa o referencial teórico discorre sobre a abordagem ergológica e o processo decisório em diálogo teórico com a ergologia. A metodologia adotada foi a análise fílmica de <em>Sully: O herói do Rio Hudson </em>(2016), fundamentando-se nas orientações de Penafria (2009). A análise do filme permitiu verificar a discrepância entre o trabalho real e o trabalho prescrito, e a limitação das normas antecedentes e saberes constituídos, expondo a importância do uso de outros saberes como a intuição e a experiência. Portanto, os saberes constituídos e investidos são essenciais e o diálogo entre eles é fundamental para o processo da tomada de decisão do indivíduo. Ao analisar o processo decisório à luz da ergologia a partir de uma obra cinematográfica, o trabalho contribui para o enriquecimento e a diversificação das pesquisas acadêmicas sobre a temática e para a consolidação do método de análise fílmica no âmbito brasileiro.</p>2024-06-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos de Administração e Sociedadehttps://periodicos.uff.br/revistaeas/article/view/62459Desempenho Logístico e Satisfação do Cliente na Agroindústria2024-04-12T21:32:10+00:00Leandro José Rivaleandriva@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O objetivo deste artigo foi o de mensurar o impacto que o desempenho logístico tem no nível de serviço de uma agroindústria. Para isso foi utilizado uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, com a aplicação de Regressão de dados em Painel em dados de 12.240 clientes do período de outubro de 2022 a setembro de 2023 disponibilizados pela própria empresa objeto deste estudo. Foi realizado a regressão de dados em painel, sendo inseridos indicadores de desempenho dos clientes que representavam os objetivos de desempenho: qualidade, tempo, confiabilidade, custo, produtividade e flexibilidade como variáveis independentes e o nível de serviço, representado pela OTIF, como variável dependente. Como resultados foi obtido que as hipóteses dos objetivos de desempenho qualidade, confiabilidade e flexibilidade foram confirmadas, já as hipóteses relacionadas a tempo e produtividade foram confirmadas parcialmente, uma vez que apresentaram significância, mas apresentaram resultado inverso ao previsto. Quanto a hipótese do objetivo de custo foi rejeitada, já que que não apresentou significância.</p> <p> </p> <p>Palavras-chave: Logística; Nível de Serviço; Desempenho: Objetivos de Desempenho.</p>2024-06-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos de Administração e Sociedadehttps://periodicos.uff.br/revistaeas/article/view/59854Estudo da cultura do consumo: ritual na alimentação2023-10-16T17:29:42+00:00HERLANE CHAVES PAZherlanepaz@hotmail.com<p>O artigo científico aborda a relação do alimento com a cultura e sua evolução ao longo do tempo, não apenas como uma necessidade nutricional, mas também com relevância para aspectos políticos, religiosos e antropológicos. Examina rituais de alimentação desde os primórdios da humanidade até os dias atuais, mostrando como certas práticas ainda persistem. Além disso, discute a cultura do consumo e a importância do estudo da <em>Consumer Culture Theory</em> (CCT) para entender os significados atribuídos ao consumo alimentar. Enfatiza a presença de rituais de consumo coletivos e a relação entre identidade, cultura e consumo. O estudo revela a importância dos rituais na compreensão do consumo. Metodologia de Análise Documental, com levantamento bibliográfico em fontes acadêmicas que abordem a relação entre a CCT, o consumo de alimentos e os rituais de consumo alimentar. Os resultados interpretados à luz dos conceitos da CCT e das teorias relacionadas, identificou que no ritual de consumo de alimentos contribuem para a compreensão do consumo dentro da CCT</p>2024-06-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos de Administração e Sociedadehttps://periodicos.uff.br/revistaeas/article/view/60066Participação nas Teorias Organizacionais – Breve revisão do tema2023-09-29T21:02:52+00:00Júlio Carlos Figueiredojcf@nitnet.com.br<p><strong>Participação nas Teorias Organizacionais – Breve revisão do tema</strong></p> <p>Este trabalho se propõe a realizar uma breve revisão de algumas das principais concepções teóricas sobre o tema da Participação na trajetória das Teorias Organizacionais. Pretende assim, apresentar a forma de abordagem de cada uma das suas escolas sobre o tema, usando como recorte temporal, principalmente, as proposições elaboradas no período que vai do final do século XIX ao século XX, onde suas concepções filosóficas, ideológicas e políticas se consolidaram e acabaram por influenciar sua efetivação no espaço das organizações e da sociedade. Alguns fatos exerceram uma influencia direta sobre o tema, por exemplo, a eclosão da Primeira e da Segunda guerra mundial, a Revolução Russa, o período da denominada Guerra Fria, e o fim da experiência soviética até a queda do Muro de Berlim, entre outros. Acompanhar como se dá a produção sobre o tema no interior das teorias organizacionais: sua base teórica, filosófica, ideológica e politica permitirá entender como foram influenciadas pela conjuntura deste período, onde procuraram conciliar questões relacionadas ao tema da Participação, com seus antagonismos e contradições inerentes ao processo, muitas das vezes inconciliáveis. O resultado final, alcançado através da apresentação das principais abordagens, de alguns dos seus principais autores e de uma avaliação critica sobre o tema da Participação nas Teorias Organizacionais, permitiu a realização de um breve balanço do nível de avanço que suas proposições efetivamente permitem no âmbito das organizações.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Participação – Teorias Organizacionais – Avaliação critica</p>2024-06-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos de Administração e Sociedadehttps://periodicos.uff.br/revistaeas/article/view/62044Os desafios do Marketing Social como instrumento de combate a redução da cobertura vacinal no Brasil: 2024-02-27T17:14:40+00:00Ligia Madureira Pereiralicaamadu@gmail.comValderí de Castro Alcântaravalderidecastroalcantara@gmail.comAna Cristina Ferreiraana-cristina18@hotmail.com<p>O objetivo deste trabalho foi compreender como os órgãos públicos responsáveis pelas campanhas de vacinação utilizam o marketing social para combater a redução da cobertura vacinal no Brasil, e, especificamente, descrever os principais desafios das estratégias recentes de ampliação da cobertura vacinal. A pesquisa foi realizada por meio de uma metodologia de natureza qualitativa, seguindo uma orientação epistemológica interpretativista. Os dados foram coletados por meio de dados oficiais e redes sociais de divulgação do Movimento Nacional pela Vacinação de 2023. Os dados coletados foram analisados a partir da perspectiva da retórica. A pesquisa revelou o uso predominante dos elementos da retórica: <em>pathos</em>, seguido do <em>ethos</em> e <em>logos</em>. O Ministério da Saúde se destacou em termos de quantidade e frequência de publicações, variedade de elementos utilizados, estratégias retóricas, engajamento da população e estruturação das ações. Notou-se como o principal desafio a influência do contexto sociopolítico na intenção de imunização do público, tornando-se perceptível a importância de se considerar esses fatores na elaboração de campanhas. A pesquisa ressaltou ainda as sequelas da pandemia de Covid-19 e os discursos negacionistas e antivacina, que geraram alta resistência à vacinação, disseminação de <em>fake news</em> e desconfiança em relação às entidades de saúde, publicizados principalmente via redes sociais.</p>2024-06-18T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos de Administração e Sociedadehttps://periodicos.uff.br/revistaeas/article/view/61263As small caps americanas e brasileiras2024-01-16T20:38:26+00:00 Luiz Henrique Ardezzoniluizardezzoni2301@gmail.comRenata Oliveira Pires de Souzarenata.opiresdesouza@gmail.com<p>Este estudo visa realizar uma análise abrangente de dois mercados distintos: o mercado brasileiro e o americano. De maneira mais específica, o estudo concentra-se na minuciosa avaliação de empresas classificadas como <em>small caps</em> nesses mercados, caracterizadas por apresentarem um valor de mercado na faixa entre R$ 1 bilhão e R$ 10 bilhões. Empregando métodos aprofundados de análise fundamentalista e aplicando as teorias desenvolvidas por Markowitz, desenvolvemos duas carteiras distintas. Essas carteiras foram então comparadas com base em seus desempenhos financeiros, utilizando métricas de lucratividade como parâmetro principal. O cerne da argumentação reside na observação de que o mercado brasileiro demonstrou ser mais propício para investimentos em <em>small caps</em>, fundamentado na constatação de que a carteira associada a esse mercado apresentou uma rentabilidade superior no período compreendido entre 2015 e 2022. Esta análise aprofundada proporciona insights valiosos para os investidores interessados em estratégias de alocação de ativos em mercados de <em>small caps</em>.</p>2024-10-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Estudos de Administração e Sociedade