https://periodicos.uff.br/revistaeas/issue/feed Estudos de Administração e Sociedade 2023-12-22T21:29:51+00:00 Cláudio Gurgel crmgurgel@hotmail.com Open Journal Systems <p align="justify">A <em>Revista Estudos de Administração e Sociedade - EAS </em><strong> </strong>tem como missão difundir o conhecimento em Administração, contribuindo para a melhoria da qualidade da pesquisa e o intercâmbio com outros centros de investigação. O foco temático da revista toma como referência as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação de Administração – “Estado, Organizações e Sociedade” e “Administração Brasileira”. <br /><strong>ISSN: </strong> 2525-9261</p> https://periodicos.uff.br/revistaeas/article/view/58622 Empreendedorismo social como alternativa à redução da pobreza e desigualdades sociais no contexto da sociedade brasileira contemporânea 2023-06-03T18:27:39+00:00 Eliane Ribeiro Pereira eliane@facc.ufrj.br JOSÉ PAULO COSENZA jpcosenza@id.uff.br <p>Numa época de grandes mutações econômicas e sociais, onde as desigualdades se avolumam mundialmente, é mister buscar caminhos para vencer a pobreza e a exclusão nas sociedades em desenvolvimento. Este artigo tem como objetivo explorar o empreendedorismo social e seus problemas, a fim de se promover a inclusão de pessoas em situação de fragilidade econômica e social. Para tal propósito, investigou-se o caso das mulheres doceiras da cidade de Tumiritinga/MG, no Brasil, que comercializavam doces nos trilhos do trem de passageiros dessa cidade. A metodologia usada tem caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido ao longo de sete anos, conquistando resultados como a organização do grupo na forma de cooperativa, a ampliação de seus rendimentos e mercado e a diversificação dos produtos comercializados, além da aquisição de uma sede no centro da cidade. Esses resultados indicam que a incubação se mostrou importante instrumento de transformação social e econômica dessas doceiras, contribuindo para a integração social e redução da desigualdade e a pobreza no citado município brasileiro.</p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Estudos de Administração e Sociedade https://periodicos.uff.br/revistaeas/article/view/59214 Políticas públicas e tecnologia assistiva no âmbito do trabalho no Brasil 2023-10-16T11:50:09+00:00 Maraísa da Silva Soares Costa profmaraisacosta@gmail.com Cláudia Aparecida Avelar Ferreira claudiahgv@gmail.com Simone Costa Nunes sinunes@pucminas.br <p>Objetivo: a pesquisa busca compreender como as pessoas com ou sem deficiência auditiva percebem as políticas públicas e a legislação de tecnologia assistiva voltadas à inclusão no trabalho durante a pandemia do Covid-19 no Brasil. Como abordagem teórica, é aplicada a teoria da justiça social. Método: foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa, com a participação de quatro empresas e de dez pessoas com e sem deficiência auditiva, em Minas Gerais. Resultados: a legislação foi um avanço, mas é necessário participação efetiva das empresas de forma que a inclusão seja de fato, garantindo a representação deste grupo excluído. Os sujeitos veem as políticas públicas voltadas para acessibilidade e criticam a morosidade do Estado, além de não reconhecer como as políticas estão sendo aplicadas nas organizações. Contribuições: a pesquisa traz para o campo das ciências sociais a necessidade de monitoramento das políticas públicas para facilitar o acesso das tecnologias assistivas para que os sujeitos com deficiência sejam inclusos no trabalho, mas é importante treinamento para melhor adaptação.</p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Estudos de Administração e Sociedade https://periodicos.uff.br/revistaeas/article/view/58168 Arrecadação de Recursos das Entidades do Terceiro Setor na Região Sul do Brasil: 2023-05-08T12:07:50+00:00 Natália Carvalho Leme natalialeme@uel.br Cássia Vanessa Olak Alves Cruz cassiavanessa@uel.br Mayara Moretti mayara.moretti@uel.br Marcelo José Ferreira Gomes marcelo.contabeis@uel.br Patrícia Nascimento Zaramelo patrícia.zaramello@uel.br <p>A captação de recursos é um dos principais desafios enfrentados pelas organizações do Terceiro Setor. Uma das teorias que busca compreender o comportamento organizacional em relação a diferentes estruturas e ambiente é a chamada teoria da contingência, que tem como premissa de que&nbsp;não existe uma única e melhor maneira de organizar, mas sim uma forma apropriada para cada situação técnica. Dentro desta perspectiva, esta pesquisa buscou à luz da Teoria da Contingência responder a seguinte questão: Qual a correlação entre a variável contingencial tecnologia e a arrecadação de recursos das Entidades do Terceiro Setor na região Sul do Brasil? Para responder a esta problemática, foi realizado um levantamento de todas as entidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul cadastradas como OSCIPS- Organização da Sociedade Civil no Mistério da Justiça para envio de um questionário adaptado de Schulz (2014). A pesquisa é caracterizada como uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem quanti-qualitativo, sendo aplicado o estudo de correlação (teste t de Student) para variáveis quantitativas (grau de tecnologia e de arrecadação) e o estudo de associação (teste Qui-Quadrado) para variáveis qualitativas (a percepção da entidade quanto ao uso das tecnologias). Por meio desse estudo, foi constatado que existe uma correlação positiva, embora fraca, da tecnologia com a arrecadação de recursos, tendo maior influência para a captação de recursos a forma com que a entidade executa a sua prestação de contas para a sociedade.</p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Estudos de Administração e Sociedade https://periodicos.uff.br/revistaeas/article/view/58470 Ensino de filosofia e ética nos currículos de administração pública 2023-06-03T18:24:18+00:00 Sandro Trescastro Bergue sandro.bergue@gmail.com <p>Aborda-se o ensino de filosofia e ética nos currículos de bacharelado em administração pública e tecnologia em gestão pública, tendo como objetos de análise os planos de ensino das correspondentes disciplinas. São examinadas ementas, conteúdos programáticos e bibliografia em um recorte de 10 casos de Instituições de Ensino Superior Públicas da região sul do Brasil, totalizando 13 ofertas de cursos com 12 componentes curriculares relacionados à filosofia. O estudo exploratório-descritivo demonstrou grande disparidade de formatos dos componentes curriculares entre os Cursos, a ênfase na história da filosofia em detrimento do exercício do fazer filosófico e uma concentração no ramo da ética, além de bibliografias pouco identificadas com a administração pública. Apesar de uma oferta superior ao observado em estudos internacionais, há amplo espaço para repensar os documentos examinados e a elaboração de materiais e práticas didáticas específicas para a administração pública em relação aos parâmetros fixados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.</p> 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Estudos de Administração e Sociedade https://periodicos.uff.br/revistaeas/article/view/61207 Editorial: Temas do trabalho e do desenvolvimento na esteira da reconstrução 2023-12-22T20:10:23+00:00 Claudio Gurgel claudiogurgel@id.uff.br 2023-12-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Estudos de Administração e Sociedade