Análise da qualidade do serviço público de coleta seletiva a partir da perspectiva das cooperativas de catadores de materiais recicláveis da zona oeste do município do Rio de Janeiro à luz do modelo das cinco lacunas.

Autores/as

  • Luiza Vieira
  • Marina Faria

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v3i1.22741

Resumen

evolução nos modos de produção levou a sociedade a novos hábitos de consumo, através do quais passaram a descartar industrializados como vidros, plásticos, metais diversos e outros. Estes não apresentam fácil decomposição, podendo levar milhares de anos para se diluírem na natureza. A reciclagem surgiu enquanto uma das alternativas para frear a presença da grande quantidade dessas novas substâncias no meio ambiente. Para que a reciclagem ocorra, é necessária uma cadeia de coleta seletiva bem estruturada. No município do Rio de Janeiro, esse canal tem como principais sujeitos os moradores, a Comlurb e as cooperativas de materiais recicláveis. Neste cenário, as cooperativas são o usuário final da cadeia de coleta seletiva, pois têm em mãos o resultado quantitativo e qualitativo do esforço da Comlurb empregado em toda a rede de coleta. As cooperativas demonstraram no decorrer do estudo ter o know-how suficiente para opinar de forma crítica sobre a qualidade do serviço. Assim, o estudo pretende verificar se existe congruência entre as expectativas e as percepções dos usuários finais do serviço de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos, fornecido pela Comlurb, na zona oeste do município do Rio de Janeiro, quanto à qualidade dos serviços prestados. O principal propósito é analisar a qualidade deste serviço pela perspectiva das cooperativas de catadores de materiais recicláveis à luz do modelo das cinco lacunas do marketing de serviços. Essa ferramenta tem enquanto alicerce a comparação entre expectativas e percepções do usuário final acerca do serviço prestado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Almeida, P.C., & Santos, C.O (2016). Programa castellense de coleta seletiva de lixo: um estudo de caso do município de Presidente Castello Branco (SC). São Paulo: Revbea, V.11, nº 2, pp. 324-341.

Brasil. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Altera a Lei no 9.605 da legislação federal. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Recuperado em 15 junho, 2017, de http://www.planalto.gov.br/civil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.html.

Cempre-Centro Empresarial Para Reciclagem. Ciclosoft 2016: Radiografando a Coleta Seletiva. São Paulo: 2016. Recuperado em 15 junho, 2017, de http://cempre.org.br/ciclosoft/id/8.

Cerqueira-Streit, J. A. & Guarnieri, P. (2013a). Análise da Situação Atual das Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal quanto ao Conhecimento da Logística Reversa e PNRS e à Infraestrutura Existente. In: 4FIRS - Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre.

Comlurb-Companhia Municipal de Limpeza Urbana. Coleta Seletiva: Informações Gerais. Recuperado em 27 outubro, 2017 de http://www.rio.rj.gov.br/web/comlurb.

Dantas, Marcel et al (2015). Um modelo de avaliação do relacionamento franqueador-franqueado com base nas lacunas da qualidade do serviço: um estudo de caso em uma rede do setor farmacêutico. Joaçaba: Race, v. 14, n. 2, pp. 677-706. Recuperado em 15 junho, 2017, de http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race.

Fernandes, Ana Paula et al (2010). Educação ambiental voltada para coleta seletiva de lixo no ensino infantil: um exemplo prático em Arapiraca-AL. Arapiraca: SEGeT.

Freitas, H., & Moscarola, J (2002). Da observação à decisão: métodos de pesquisa e de análise quantitativa e qualitativa de dados. São Paulo: RAE – Eletrônica. Editora Fundação Getúlio Vargas, Vol. 1, nº 1, pp. 1-30.

Gomes, Fábio et al (2012). Aprendendo no Lixo: um estudo etnográfico em uma Cooperativa de Materiais Recicláveis. Curitiba: EnEO.

Gouvêa, et al (2014). Adoção da internet banda larga por pequenas empresas. Belo Horizonte: Pretexto, v. 15, n.1, pp. 123 – 145. ISSN 1517-672 x (Revista impressa).

Gurgel, F.F (2009). Participação de moradores no Programa de Coleta Seletiva em três bairros de Natal/RN: Explorando Determinantes Psico-socioambientais. (Tese de Doutorado em Psicologia Social). Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Martins. G., & Lintz, A (2000). Guia para Elaboração de Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso. São Paulo: Atlas, 1ª Ed. ISBN 85-224-2625-2.

Mattos, Louisye, & Pereira, Rosenilda (n/d). Avaliação da Qualidade em Serviços: Aplicação do Modelo SERVPERF em uma Empresa de Capacitação. Rio de Janeiro.

Nascimento, A.; Menandro, P (2006). Análise lexical e análise de conteúdo: uma proposta de utilização conjugada. Rio de Janeiro: Estudos e Pesquisas em Psicologia, UERJ. ANO 6, nº2, pp. 72-88.

Neves, P.O et al (2016). A coleta seletiva solidária integrando universidade, escola e catadores de material reciclável em São Gabriel (RS). São Paulo: Revbea, V.11, nº. 2, pp. 357-372.

Neto, Alípio et al (2014). Competências essenciais nos serviços de informática: análise das percepções entre profissionais, gestores e professores de graduação. Natal: Connexio, ano 4, nº 1, ISSN 2236-8760.

Oliveira, J. R., & Faria, A.A (2015). Viabilidade econômica para a implementação do processo de coleta seletiva do lixo no município de Baliza – GO, como meio de renda para famílias vulneráveis. Revista UNIVAR, nº. 14, Vol.2, pp. 83 – 88. Recuperado em 15 junho, 2017, de http://revista.univar.edu.br.

Prefeitura do Município do Rio de Janeiro (2016). Caracterização dos Resíduos Sólidos Domiciliares da Cidade do Rio de Janeiro. Documento Oficial Confidencial da Prefeitura. Rio de Janeiro.

Silva, Késia (2011). “O Lixo pode ser mais que Lixo”: O Sentido do Trabalho para Catadores de Materiais Recicláveis. Rio de Janeiro: EnANPAD.

Vergara. S.C (2011). Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 13ª Ed. ISBN 978-85-224-6508-8.

Vergara, S.C (2012). Métodos de Coleta de Dados no Campo. São Paulo: Atlas, 2ª Ed. ISBN: 9788522470532.

Zeithaml, Valarie et al (2011). Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. Tradução: Felix José Nonnemacher; revisão técnica: Cristiane Pizzutti dos Santos. – 5. Ed. – Porto Alegre: Bookman. 756 p.: il.; 28 cm. ISBN 978-857780-84

##submission.downloads##

Publicado

2020-02-18

Número

Sección

Administração Brasileira