Feira de projetos de intervenção: a experiência do ensino sobre formulação, gestão e avaliação de projetos públicos
DOI:
https://doi.org/10.22409/eas.v3i1.27426Resumen
O artigo discute um caso de ensino do processo de produção de políticas públicas em um curso de Administração Pública, sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Trata-se da Feira de Projetos de Intervenção, trabalho desenvolvido no âmbito de duas disciplinas em que os alunos selecionam um problema público relevante e, aplicando metodologias de concepção e gerenciamento de projetos, desenham uma alternativa de solução. O objetivo do texto é registrar a experiência e, a partir dela, discutir aspectos relevantes para o desenvolvimento de estratégias interdisciplinares de ensino em cursos do Campo de Públicas. Adota-se uma perspectiva de interdisciplinaridade que vai além da interação entre distintas disciplinas, sendo fundamental, a troca, reciprocidade, diálogo e disposição para inovação dos envolvidos. Duas metodologias são aplicadas a Feira: o Marco Lógico, que fornece referências objetivas para a concepção, gestão e avaliação de projetos; e as boas práticas do Project Management Institute, metodologia baseada em áreas de conhecimentos e grupos de processos adequados ao gerenciamento de projetos. Cinco edições do trabalho já foram realizadas, resultando no desenho de 89 projetos. A cada edição, inovações na dinâmica foram incorporadas, ampliando as potencialidades e os aprendizados sobre a interdisciplinaridade na Administração Pública. Destacam-se a importância da articulação de teorias e métodos para compreensão de situações problema complexas, a experiência, mesmo simulada, dos reveses da prática administrativa no setor público, a relevância da abertura para a inovação e para o trabalho em parceria entre os docentes envolvidos, além de dificuldades instrumentais sobre o ensino do processo de produção de políticas públicas.
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