Compra de votos: estimativas do efeito do gasto eleitoral nas eleições do DF em 2006
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v13i2.34834Resumo
Este trabalho estima o impacto dos gastos de campanha no resultadodas eleições para deputado federal do Distrito Federal em 2006. O efeito
desses gastos é menor do que o esperado e características da história políticados candidatos desempenham papel significativo na quantidade de votosrecebidos. O impacto dos gastos no resultado eleitoral é tão menor quantomaior for o dispêndio, de forma que o alto volume de gastos eleitorais feito pelos candidatos parece exagerado. Ainda que o dinheiro possua importância para o resultado eleitoral, ele “compra” bem menos votos do que a variável “poder”, um resultado importante para uma eventual reforma do processo eleitoral.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).