A governança da cadeia global de valor na indústria automobilística: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v14i1.34841Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso da governança da Renault do Brasil sobre seus fornecedores a jusante e a montante na cadeia de valor. Baseado na abordagem das cadeias globais de valor, o objetivo do trabalho é identificar os instrumentos de governança utilizados pela Renault e verificar se sua estratégia é coincidente com as tendências mundiais. A escolha do caso da Renault justifica-se por representar uma das companhias estrangeiras que ingressaram no país por causa do Regime Automotivo Brasileiro de 1995, e exemplifica a reorganização e modernização da estrutura industrial do setor automotivo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).