Índices de Confiança, suas influências e impactos
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v17i2.34995Resumo
Nesse artigo, analisamos que fatores macroeconômicos afetam os indicadores de confiança do consumo e como (se) esses indicadores estão correlacionados com o consumo agregado. Para tanto, selecionamos diversos indicadores de confiança do consumidor, baseados em diferentes metodologias e fornecidos por diferentes instituições. No que diz respeito à relação dos indicadores de confiança com o consumo agregado, vimos que o Índice de Confiança do Consumidor da Fecomércio de São Paulo (ICC_FECOM), o indicador de Intenção de Consumo das Famílias que recebem mais de 10 salários mínimos (ICF_MAIS10SM), o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) e o Índice de Expectativas do Comércio (IE_COM) estão correlacionados com o consumo agregado. No que diz respeito aos fatores macroeconômicos que determinam os indicadores de confiança, observamos que o saldo das operações de crédito do sistema financeiro em relação ao PIB foi o fator mais relevante.
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