Notas Acerca da Influência da Epistemologia de Thomas Kuhn na Concepção de Giovanni Dosi
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v18i2.35002Resumo
Este trabalho procura identificar a influência do filósofo Thomas Kuhn no pensamento do economista neo-schumpeteriano Giovanni Dosi. Parte-se da concepção de Kuhn acerca do progresso científico na qual o conceito de paradigma assume centralidade. Procura-se demonstrar a apropriação e ressignificação deste conceito por Dosi para explicar a mudança tecnológica no desenvolvimento econômico por meio da sucessão de paradigmas tecnológicos. A aproximação destas reflexões possibilitou inferir que os mecanismos que regem o desenvolvimento da tecnologia são análogos àqueles que regem o desenvolvimento da ciência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).