Análise das empresas não-financeiras de capital aberto
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v19i2.35020Resumo
Com uma amostra de empresas não-financeiras de capital aberto que operaram no território brasileiro, esse artigo analisa o comportamento dessas instituições entre os anos 1997 e 2013. Nosso objetivo é, dado o contexto de difusão da financeirização em escala mundial, verificar se essas empresas têm priorizado o setor financeiro em detrimento do setor real, ao ponto de prejudicar o investimento produtivo e a geração de empregos. Nossa análise sugere que essas empresas não têm seguido esse padrão. Todavia, dadas as limitações da amostra, maiores conclusões devem ser evitadas, e novos estudos sobre o tema se mostram oportunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).