Abordagens teóricas sobre o relacionamento entre empresas e universidades e o cenário brasileiro

Autores

  • Julia Paranhos Instituto de Economia da UFRJ
  • Lia Hasenclever Professora colaboradora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e da Universidade Cândido Mendes de Campos dos Goytacazes (UCAM).
  • Fernanda Steiner Perin Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/IE/UFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v20i1.35024

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as características de três abordagens sobre o relacionamento entre empresas e universidades. No modelo da hélice tríplice, a universidade adquire a função de comercialização do conhecimento, assim sendo vista como um ator do desenvolvimento econômico. Na abordagem de sistemas de inovação, a universidade cumpre o papel de formadora de recursos humanos e de parceira das empresas para gerar inovação. E, na abordagem latinoamericana, a universidade tem uma função importante no desenvolvimento social, pois estaria alinhada às necessidades dos países periféricos. Em cada uma destas visões, a universidade e a empresa possuem papéis e formas de interação diferenciados. No Brasil, foi visto que os incentivos para fomentar o papel da universidade no desenvolvimento seguiram as orientações das abordagens teóricas mencionadas, mas acabaram por ficar deslocadas da realidade. Desta forma, os resultados decorrentes são incipientes e pouco satisfatórios até o momento.

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Publicado

2018-12-03