Interação universidade-empresa e capacidade de aborção em firmas de grande porte do setor de software de Santa Catarina

Autores

  • Luciana Santos Costa Vieira da Silva Professora do Curso de Administração do Centro Universitário Municipal de São José-SC (USJ).
  • Silvio Antonio Ferraz Cario Professor do Depto de Economia e Relações Internacionais e dos Programas de Pós-Graduação em Economia e Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Janaína Ruffoni Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – Porto Alegre (RS).

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v20i1.35026

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar a interação universidade-empresa para desenvolvimento inovativo no setor de software em Santa Catarina. Utiliza-se a abordagem sobre capacidade de absorção de conhecimento externo, como tratamento teórico. Seleciona-se como estudo de caso, cinco grandes empresas atuantes neste setor, localizadas em aglomerações produtivas de Florianópolis, Joinville e Blumenau. A metodologia empregada apresenta as seguintes características: abordagem qualitativa, seleção da amostra intencional e por acessibilidade e utilização de dados de fontes primária e secundária. Os resultados apontam que empresas adotam ações estratégicas voltadas à obtenção de conhecimento externo junto às universidades. As pesquisas
desenvolvidas em parceria com universidades resultam em aperfeiçoamento dos produtos existentes, e na introdução de produtos novos pelas empresas no mercado. E, universidades, presentes nas localidades em estudo, constituem fonte para elevar o nível de qualificação dos trabalhadores, cujos conhecimentos adquiridos auxiliam na construção da competência empresarial.

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Publicado

2018-12-03