Interação universidade-empresa e capacidade de aborção em firmas de grande porte do setor de software de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v20i1.35026Resumo
O presente estudo tem como objetivo avaliar a interação universidade-empresa para desenvolvimento inovativo no setor de software em Santa Catarina. Utiliza-se a abordagem sobre capacidade de absorção de conhecimento externo, como tratamento teórico. Seleciona-se como estudo de caso, cinco grandes empresas atuantes neste setor, localizadas em aglomerações produtivas de Florianópolis, Joinville e Blumenau. A metodologia empregada apresenta as seguintes características: abordagem qualitativa, seleção da amostra intencional e por acessibilidade e utilização de dados de fontes primária e secundária. Os resultados apontam que empresas adotam ações estratégicas voltadas à obtenção de conhecimento externo junto às universidades. As pesquisas
desenvolvidas em parceria com universidades resultam em aperfeiçoamento dos produtos existentes, e na introdução de produtos novos pelas empresas no mercado. E, universidades, presentes nas localidades em estudo, constituem fonte para elevar o nível de qualificação dos trabalhadores, cujos conhecimentos adquiridos auxiliam na construção da competência empresarial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).