Pleno emprego, investimento e classes sociais: uma proposta de socialização dos investimentos a partir de Kalecki e Meidner.

Autores

  • Marcelo Soares de Carvalho Departamento de Economia (DECON) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). https://orcid.org/0000-0002-8335-3180

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v22i1.35123

Palavras-chave:

pleno emprego, investimento, classes sociais.

Resumo

A obra de Kalecki é pioneira no tratamento das questões macroeconômicas desde um ponto de vista que contempla a divisão da sociedade em classes. O protagonismo macroeconômico dos capitalistas estaria essencialmente associado ao seu poder de definição dos níveis agregados de renda, produção e emprego a partir das suas decisões de investimento. Daí a hipótese de que a manutenção do pleno emprego seria impedida por conta de condicionamentos essencialmente políticos / de classe. O enfrentamento desses obstáculos haveria de dar-se, ainda dentro do capitalismo, pela criação de instituições capazes de prover os trabalhadores com poder de decisão relevante em escala macroeconômica, via controle sobre novos investimentos. O Plano Meidner teria significado um importante avanço nessa direção, além de sugerir novas possibilidades para os dias atuais a partir da análise de sua parcial implantação concreta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Soares de Carvalho, Departamento de Economia (DECON) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia da EPPEN / UNIFESP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia e Mercado de Trabalho, sob a ótica da Economia Política.

Downloads

Publicado

2020-09-08