Efeito da fecundidade sobre a criminalidade no estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v22i1.35172Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o efeito da fecundidade, representada pela taxa de fecundidade geral no período 1995-2002, sobre a taxa de roubos por 100.000 habitantes entre os anos de 2010 e 2017 no estado de São Paulo. Para tal, utilizou-se um modelo econométrico com dados em painel dinâmico. Os resultados indicam que a taxa de fecundidade geral impacta positivamente na evolução da taxa de roubos de forma defasada, ou seja, 15 anos depois. Nesse sentido, políticas públicas capazes de elevar a escolaridade das mulheres, particularmente das adolescentes, e consequentemente diminuir a fecundidade atual podem ser arrefecedoras da criminalidade futura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).