Ostracismo, ressurgimento e engajamento: a importância de Kirzner para a compreensão da trajetória da Escola Austríaca

Autores

  • Lucas Casonato Professor de Economia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESPPR). Curitiba, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1280-3049
  • Eduardo Angeli Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v21i2.35173

Resumo

O artigo apresenta Israel Kirzner como um personagem seminal para que se possa compreender o desenvolvimento da Escola Austríaca (EA). A trajetória profissional de Kirzner serve tanto como ilustração dos diferentes contextos pelos quais o Austrianismo passou, como fator capaz de explicar as mudanças que a EA apresentou a partir particularmente do quarto final do século XX. Mostra-se a história da EA enfatizando sua queda de prestígio e o subsequente movimento conhecido como Austrian Revival. Também são apresentadas as contribuições de Kirzner, argumentando-se que sua postura tem sido de engajamento com o restante da profissão, não apenas com os Austríacos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Casonato, Professor de Economia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESPPR). Curitiba, Paraná, Brasil.
    Professor de Economia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESPPR). Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Eduardo Angeli, Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
    Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado

2020-03-04

Edição

Seção

Artigos