Desindustrialização no Brasil: limites financeiros, tecnológicos e comerciais ao desenvolvimento industrial.
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v22i2.38904Resumo
Desde os anos 1970 observam-se transformações no padrão de acumulação capitalista mundial. A industrialização no Brasil foi um processo marcado pelo enfrentamento de limitações, em especial as de ordem financeira, tecnológica e comercial. Nos anos 1980 esse processo inicia a sua reversão ao mesmo tempo em que se altera o padrão tecnológico e emerge a globalização financeira. Isso produziu uma reorganização produtiva e comercial. O objetivo deste artigo é discutir a relação entre estes três elementos: a desindustrialização brasileira, a tecnologia e a desarticulação da indústria brasileira em relação às cadeias globais de valor criadas pela globalização financeira.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).