UMA AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE O CRESCIMENTO DA RENDA E A DESIGUALDADE PARA OS ESTADOS BRASILEIROS NO PERÍODO 2001 A 2014.
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v23i1.42889Palavras-chave:
Curva de Kuznets, Dados em Painel, Desigualdade de renda, Crescimento econômico.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo avaliar a relação entre a desigualdade de renda e o crescimento econômico por meio da curva de Kuznets para os estados brasileiros. Foi considerado que existe endogeneidade entre desigualdade e crescimento e esta pode ser provocada pelos avanços tecnológicos relacionados com os atributos individuais. Para avaliar esta hipótese, foi realizada uma regressão com dados cross-section por meio da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), no período de 2001 a 2014, e obteve-se a renda média estadual controlada pelos atributos individuais. Posteriormente, foram realizados modelos com dados em painel para estimar equações de crescimento da renda dos estados. As evidências encontradas nesse trabalho corroboram empiricamente a teoria proposta por Kuznets, desde que seja considerado o efeito do progresso tecnológico sobre o crescimento econômico e a desigualdade de renda. Verificou-se também que o controle dos atributos individuais permitiu observar o efeito negativo da desigualdade sobre a renda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).