Pandemia da COVID-19 e ocupação no mercado de trabalho: o caso da Região Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v22i1.43221Palavras-chave:
COVID-19, Ocupação, Nordeste, Brasil.Resumo
Este trabalho tem como objetivo central analisar o impacto da pandemia da COVID-19 sobre os níveis de ocupação nos setores da indústria, comércio, construção e transporte na região Nordeste do Brasil através da estimação de quatro modelos Probit. Com exceção do setor de construção, todos os demais setores considerados foram impactados negativamente pela pandemia. Especificamente, a presença da COVID-19 no 1º trimestre de 2020 reduz a probabilidade de ocupação em 0,142 p.p. na indústria, 0,423 p.p. no setor de comércio e 0,054 p.p. no segmento de transporte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).