Investimentos em grandes plantas industriais: economias de aglomeração e efeitos spillover
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v23i1.44310Palavras-chave:
Indústria, Spillover,Resumo
O objetivo do artigo é investigar se a instalação de grandes plantas industriais gera spillovers de aglomeração no Brasil. Pretende-se seguir metodologia similar à proposta por Greenstone et al. (2010) para avaliar a capacidade de grandes plantas industriais estimularem o desenvolvimento local no Brasil, bem como compreender os possíveis mecanismos para a ocorrência de spillovers. O trabalho utiliza a lista de empreendimentos financiados pelo BNDES e observa dados de 34
projetos greenfield com valores contratados acima de R$ 500 milhões, construídos entre 2005 e 2018, assim como seus efeitos sobre a iluminação noturna no entorno e os empregos formais nas empresas localizadas próximas a esses projetos. Por meio de uma estimação de diferenças em diferenças, os resultados da análise indicam efeitos positivos de spillover, em consonância com os resultados empíricos que a literatura aponta para outros países.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).