Análise gravitacional do comércio de minérios dos estados de Minas Gerais e Pará
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v23i1.49934Resumo
O setor da mineração possui relevância para a economia brasileira, em especial para os estados de Minas Gerais e Pará, que são os maiores exportadores minerais brasileiros. Assim, este artigo buscou analisar os determinantes das exportações minerais de Minas Gerais e Pará para seus principais parceiros comerciais entre 2006 e 2018. Para isso, este estudo estimou um modelo gravitacional, por meio do estimador Pseudo Poisson Maximum Likelihood. Os resultados mostraram que as barreiras não tarifárias apresentaram maior efeito sobre a determinação dos fluxos de exportação de minérios dos estados de Minas Gerais e Pará em relação às demais variáveis analisadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).