O financiamento à inovação para a indústria farmacêutica brasileira: estudo de caso dos programas da FINEP e BNDES no atendimento às prioridades de saúde
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v23i1.51485Resumo
O objetivo neste estudo é fazer uma análise ex-post de dois instrumentos de financiamento à inovação para a indústria farmacêutica brasileira – Subvenção Econômica/Inova Saúde da FINEP e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (Profarma) do BNDES –, sob a perspectiva do estímulo à inovação e do atendimento às prioridades de saúde. Foram realizadas análises qualitativa e quantitativa sobre o processo de elaboração dos instrumentos, desenvolvimento e implementação. Identificou-se que, de modo geral, os instrumentos foram formulados para atender as prioridades de saúde da população, porém, este objetivo perdeu intensidade ao longo de suas implementações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).