Decomposição dos diferenciais de salários no Brasil nos anos de 2012 e 2018: a discriminação entre homens, mulheres sem filhos e mulheres com filhos no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v23i2.52944Resumo
Por meio deste artigo objetiva-se analisar as diferenças nos rendimentos do trabalho entre homens, mulheres sem filhos e mulheres com filhos no mercado de trabalho brasileiro e evidenciar se estas diferenças estão relacionadas à discriminação. Para tanto foi realizada a decomposição de Oaxaca-Blinder a partir dos dados da PNADC dos anos de 2012 e 2018. Os resultados indicaram maior diferença nos rendimentos do trabalho entre homens e mulheres com filhos, influenciada, em geral, pela discriminação; e menores diferenças entre mulheres com filhos e sem filhos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).