Tamanho da família e estado de saúde das crianças: evidências para o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v23i1.53011Resumo
Levando-se em consideração que as crianças têm papel de destaque no processo de desenvolvimento socioeconômico presente e futuro, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre o tamanho das famílias brasileiras e estado de saúde das crianças. Especificamente, acredita-se que filhos com maior quantidade de irmãos possuem menos recursos disponíveis a seu desenvolvimento, uma vez que estes são diluídos entre membros da família, o que resulta em pior nível de bem-estar. Foram utilizados dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008. Ao estimar um modelo Probit Ordenado, considerando o modelo geral (todas as crianças da amostra) e aquelas pertencentes a primeira infância (0-4 anos), segunda infância (5-9 anos) e terceira infância (10-14 anos), a pesquisa comprovou a hipótese de uma relação negativa entre tamanho da família e estado de saúde das crianças brasileiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).