Uma Análise do Efeito da Mortalidade no Trânsito sobre a Criminalidade Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v23i2.54967Resumo
Este estudo tem como objetivo verificar a influência da mortalidade no trânsito sobre o fenômeno da criminalidade dos estados brasileiros. A hipótese é de que a violência no trânsito é uma proxy para o comportamento transgressor dos indivíduos. Foi utilizado o estimador system GMM para dados em painel, sendo essa escolha justificada dada a natureza da relação contínua no tempo que o processo da criminalidade possui com seu próprio valor passado. A amostra contempla os 27 estados brasileiros, no intervalo temporal de 1996 a 2017. As elasticidades estimadas apontam
que uma elevação na taxa de mortes no trânsito em 15% resulta em aproximadamente 1,2% de aumento na taxa de homicídios. Além disso, os resultados também apontam que a criminalidade diminui com aumentos na renda da população, e se perpetua no tempo através do efeito inércia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).