Efeitos do Salário Mínimo: A Literatura Empírica no Brasil e nos Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v16i2.34977Abstract
Este artigo faz uma revisão da literatura empírica sobre os efeitos do salário mínimo sobre o mercado de trabalho no Brasil e nos Estados Unidos. O artigo é organizado em duas partes. Na primeira parte, tratamos da literatura americana sobre os efeitos dos pisos salariais sobre o nível de emprego, descrevendo as técnicas utilizadas desde o seu começo até o presente. A segunda parte é dedicada à literatura do Brasil, a qual foca não apenas no nível de empregos, mas também nos efeitos do salário mínimo sobre o setor informal da economia, na distribuição salarial e no nível de cumprimento da legislação trabalhista.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).