O Sistema de Contas Nacionais: evolução histórica e implantação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v18i1.34998Abstract
Este trabalho descreve como se deu a evolução do Sistema de Contas Nacionais (SCN), desde sua origem até a consolidação e disseminação de sua metodologia. São apresentadas como foram fundamentadas as bases do SCN, a incorporação dos principais conteúdos – em grande parte mantidos até hoje – e os aprimoramentos que levaram o sistema à sua formação teórica atualmente recomendada por um conjunto de organismos multilaterais e adotada por um grande número de países. O histórico da implantação do SCN brasileiro, que tem origem em meados do século passado e sua evolução até a recente revisão da nova série de referência 2010 também são considerados neste artigo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).