Pleno emprego, investimento e classes sociais: uma proposta de socialização dos investimentos a partir de Kalecki e Meidner.

Authors

  • Marcelo Soares de Carvalho Departamento de Economia (DECON) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). https://orcid.org/0000-0002-8335-3180

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v22i1.35123

Keywords:

pleno emprego, investimento, classes sociais.

Abstract

A obra de Kalecki é pioneira no tratamento das questões macroeconômicas desde um ponto de vista que contempla a divisão da sociedade em classes. O protagonismo macroeconômico dos capitalistas estaria essencialmente associado ao seu poder de definição dos níveis agregados de renda, produção e emprego a partir das suas decisões de investimento. Daí a hipótese de que a manutenção do pleno emprego seria impedida por conta de condicionamentos essencialmente políticos / de classe. O enfrentamento desses obstáculos haveria de dar-se, ainda dentro do capitalismo, pela criação de instituições capazes de prover os trabalhadores com poder de decisão relevante em escala macroeconômica, via controle sobre novos investimentos. O Plano Meidner teria significado um importante avanço nessa direção, além de sugerir novas possibilidades para os dias atuais a partir da análise de sua parcial implantação concreta.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcelo Soares de Carvalho, Departamento de Economia (DECON) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia da EPPEN / UNIFESP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia e Mercado de Trabalho, sob a ótica da Economia Política.

Published

2020-09-08