As elasticidades da demanda por veículos novos no Brasil: Uma análise considerando o preço dos veículos usados
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v21i2.35138Resumen
Esse trabalho analisa o comportamento da demanda por veículos novos no Brasil. A contribuição deste trabalho reside na inclusão do preço do veículo usado na análise. Ademais, utilizamos uma variável qualitativa para captar a eficácia da política anticíclica implementada pelo governo brasileiro durante a crise do subprime. As elasticidades são estimadas usando-se uma base de dados mensal e análise empíricas estatísticas robustas por meio do Método de Defasagens Autoregressivas Distribuídas (ARDL). Os resultados obtidos neste trabalho indicam que a demanda por veículos novos no Brasil é elástica em relação aos preços dos veículos usados e que o veículo usado é um bem substituto perfeito do veículo novo. Ademais, os resultados também indicam que a política anticíclica aplicada durante a crise foi efetiva para elevar o nível de demanda por novos veículos.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).