The role of Absorptive Capacity in the success of University-Firm Interaction in Brazil

Auteurs

  • André Luiz da Silva Teixeira PhD Student in Economics at Centre for Development and Regional Planning (CEDEPLAR/UFMG) and Professor at Federal University of Alfenas (UNIFAL).
  • Márcia Siqueira Rapini Professor at Centre for Development and Regional Planning (CEDEPLAR/UFMG)

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/reuff.v20i2.35037

Résumé

O presente artigo analisa a capacidade de absorção (CA) das empresas como o principal determinante do sucesso destas na interação com universidades (IUE). Utilizando a CA como uma variável latente crescente aos tipos de sucesso em um modelo probit ordenado, os principais determinantes do sucesso da IUE estão associados com a CA potencial e uma maior aproximação entre as bases de conhecimento das empresas e universidades (e.g. relevância da ciência aplicada, o uso de publicações e relatórios, esforços internos em P&D). Essa aproximação eleva a comunicação e o aprendizado, favorecendo o sucesso na IUE na perspectiva da empresa.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Márcia Siqueira Rapini, Professor at Centre for Development and Regional Planning (CEDEPLAR/UFMG)

Professor at Centre for Development and Regional Planning (CEDEPLAR/UFMG

##submission.downloads##

Publiée

2019-01-26