The Impacts of Transportation Infrastructure in Regional Trade in Brazil: a Spatial Approach using a Gravity Model

Autori

  • Paulo Costacurta de Sá Porto Universidade Federal de São Paulo, Osasco, SP

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v20i1.35028

Abstract

Este artigo analisa os impactos dos diferentes modais de transporte nos fluxos de comércio internacional dos estados brasileiros. Para isso, usamos a equação gravitacional estimando três modelos diferentes: dados agrupados; efeitos fixos; e efeitos aleatórios. Além disso, incluímos variáveis para os principais modais de transporte utilizados no país, isto é, modal rodoviário, ferroviário, portuário e aéreo. Finalmente, uma vez que há evidências de que existe correlação espacial nos dados, incluímos um modelo de econometria espacial, o modelo spatial lag of X (SLX). Usamos um painel que incluiu dados de comércio de 2012 a 2015 para todos os 27 estados do Brasil para os principais parceiros comerciais do país. Nossos resultados mostram que o comércio dos estados brasileiros é impactado de forma significativa pela infra-estrutura de transporte dos estados, especialmente o transporte rodoviário, mas também o transporte ferroviário e aquático. Além disso, descobrimos que a infra-estrutura ferroviária e portuária em estados vizinhos é importante para explicar as exportações de um estado. Isso explica, por exemplo, o fato de que uma proporção substancial das exportações de soja de estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás é exportada através do uso da infra-estrutura ferroviária e portuária do estado vizinho São Paulo.

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Biografia autore

Paulo Costacurta de Sá Porto, Universidade Federal de São Paulo, Osasco, SP

Coordenador da Pós Graduação em Economia e Desenvolvimento e professor do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Osasco

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Pubblicato

2018-12-03