Fatores direcionadores da cooperação de pequenas e médias empresas com a universidade: evidências a partir de quatro estudos de caso

Autores

  • Vanessa Parreiras Oliveira Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Teoria Econômica, Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas.
  • Renato de Castro Garcia Universidade Estadual de Campinas
  • Miguel Juan Bacic Professor do Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v20i2.35040

Resumo

Este artigo traz novos elementos para a temática da cooperação entre universidades e institutos de pesquisa e empresas por meio da investigação dos fatores direcionadores (drivers) dos relacionamentos cooperativos de pequenas e médias empresas. Para isso, explora os resultados de quatro estudos de caso de relacionamentos cooperativos de pequenas empresas com universidades
e institutos de pesquisa no Brasil, os quais mostram que a capacidade de absorção da empresa, a existência de vínculos prévios e as proximidades geográfica e cognitiva entre os agentes são importantes fatores direcionadores do estabelecimento e do desenvolvimento das relações de colaboração.
Ademais, evidenciam que a elevada capacidade de absorção da empresa e a proximidade cognitiva entre os agentes podem estimular o estabelecimento de relações de cooperação a maiores distâncias geográficas. Os resultados mostram, ainda, a importância do acesso ao financiamento público para a cooperação, especialmente quando compreendem maior complexidade e risco.

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Biografia do Autor

Renato de Castro Garcia, Universidade Estadual de Campinas

Professor do Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas.

Miguel Juan Bacic, Professor do Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas

Professor do Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas

Publicado

2019-01-26