Os possíveis impactos das novas regras previdenciárias propostas na PEC 287/2016 para o envelhecimento da força de trabalho brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v22i2.35150Abstract
Considerando a amplitude da Proposta de Emenda Constitucional 287/2016 que tramitou no Congresso Nacional, o objetivo principal deste estudo é identificar seus possíveis impactos, da Reforma proposta para o envelhecimento da força de trabalho brasileira. Ademais, buscou-se explorar o dilema do sistema previdenciário quanto à sua sustentabilidade e às regras que estão sendo impostas. Para a obtenção dos dados, realizaram-se pesquisas bibliográficas e documentais por meio da contribuição de autores favoráveis e contrários à reforma. A partir das conclusões, demonstra-se que as implicações para os trabalhadores vão além da restrição ao acesso dos benefícios previdenciários, recaindo sobre a questão da empregabilidade dos mais velhos no mercado de trabalho. Para o setor empresarial, a reforma previdenciária tende a afetar a área de gestão de pessoas, podendo haver conflitos entre a priorização de ações que visem ao controle de custos versus a necessidade de promover a qualidade de vida no trabalho.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).