ANÁLISE DA DECOMPOSIÇÃO DO DESEMPREGO DE MULHERES BRANCAS, NEGRAS E PARDAS EM 2002 E 2015
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v21i2.35165Abstract
Em momentos de retração do nível de emprego, as mulheres são mais prejudicadas, como nos anos de 2002 e 2015, que se caracterizaram por altas taxas de desemprego. Diante disto, neste trabalho, objetiva-se analisar as mudanças na composição do desemprego das mulheres conforme a cor ou raça entre os referidos anos. Para tanto, seguiu-se uma metodologia de decomposição de índices de desemprego com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Os resultados revelaram um aumento da participação das mulheres no desemprego total e um aumento da participação das mulheres negras e pardas no desemprego feminino. O aumento da participação de mulheres negras se deve à redução da demanda por trabalho de mulheres deste grupo.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).