Uma análise dos determinantes macroeconômicos do investimento produtivo dos estados brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.22409/reuff.v25i1.57699Resumo
Este artigo tem como objetivo verificar o efeito das variáveis macroeconômicas como crédito, complexidade econômica, entre outras, sobre o nível de investimento no período 2008-2018 para os estados brasileiros por meio de um dynamic GMM Model. Além disso, foi realizada uma análise descritiva sobre perfil econômico e regional dos estados brasileiros. Os resultados sugerem um impacto positivo da complexidade econômica, do crédito, corrente de comércio e PIB per capita, já as taxas de juros real e concentração de mercado, um efeito negativo. Por fim, os índices de fatores locacionais demostraram que as economias dos estados brasileiros continuam bastante heterogêneas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).