CAMINHOS E DIÁLOGOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE NAS LICENCIATURAS

Autores

  • Amélia Cristina Alves Bezerra
  • Aroldo Magno de Oliveira
  • Everardo Paiva de Andrade
  • Rodrigo de Almeida Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39212

Palavras-chave:

Formação docente, licenciatura, teoria e prática

Resumo

Compreender as concepções e as práticas que circundam a formação de professores faz parte do próprio dimensionamento da identidade e do fazer docente. Este foi um dos temas enfrentados no “I Seminário de Formação Docente da FEUFF: histórias, práticas e concepções”. Partimos da relação entre a normatização e seus impactos sobre a prática docente. Prosseguimos com a escuta dos professores das disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino, cuja especificidade de cada área é revelada pela diversidade de referências adotadas. Percebemos, ainda, um intenso diálogo com destacados autores de temáticas educacionais. As arestas entre teoria e prática parecem diminuir, embora sejam reconhecidas permanências. Desse modo, nos construímos nas interfaces/fronteiras privilegiadas – e, por vezes, conflituosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Everardo Paiva de; ANDRADE, Nívea. História pública e educação: tecendo uma conversa, experimentando uma textura. In: MAUAD, A.M.; ALMEIDA, J.R.; SANTHIAGO, R. (Orgs.). História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo – SP: Letra e Voz, 2016. p. 175-184.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria e Educação, nº 2. Porto Alegre: Pannonica, 1990. p. 177-229.

GIROUX, Henri A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

GOODSON, Ivor F. Ensino, currículo, narrativa e o futuro social. In: As políticas de currículo e de escolarização. Petrópolis – RJ: Vozes, 2008. p. 141-157.

GOODSON, Ivor F. História do currículo, profissionalização e organização social do conhecimento; um paradigma alargado para a história da educação. In: O currículo em mudança; estudos na construção social do currículo. Porto: Porto Ed, 2001. p. 101.

MAUAD, A.M.; ALMEIDA, J.R.; SANTHIAGO, R. (Orgs.). História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo – SP: Letra e Voz, 2016.

MONTEIRO, Ana Maria. Os saberes que ensinam: o saber escolar. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. p. 81-111.

NÓVOA, António et al. Pesquisa em educação como processo dinâmico, aberto e imaginativo: uma entrevista com Antonio Nóvoa. Educação & realidade, v. 36, n. 2. Porto Alegre – RS, maio/ago 2011. p. 533-543. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/21170.

SILVA, Tomaz Tadeu da; Stuart Hall; Kathryn Woodward (orgs). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SOUZA, Donaldo Bello; FERREIRA, Ronaldo (orgs.). Bacharel ou professor? Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

STINER, Max. O falso princípio da nossa educação. São Paulo: Imaginário, 2001.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Cristina Alves Bezerra, A., Magno de Oliveira, A., Paiva de Andrade, E., & de Almeida Ferreira, R. (2017). CAMINHOS E DIÁLOGOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE NAS LICENCIATURAS. RevistAleph. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39212