SUPERANDO AS FRONTEIRAS VIRTUAIS:

A INTERAÇÃO HUMANA COMO FERRAMENTA DE ALCANCE E ATENDIMENTO A ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Ailana de Sousa Bezerra ASAS - Atendimento Suplementar a Alunos Superdotados
  • Sonia Regina Alves Nogueira Universidade Federal Fluminense
  • Alice Akemi Yamasaki Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Serpa Cardoso Colégio Salesiano Santa Rosa

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54800

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Altas Habilidades/Superdotação, Intersubjetividade, Inclusão, Inovação

Resumo

As transformações do mundo causadas pela pandemia da Covid-19 trouxeram impactos significativos às relações humanas. O isolamento social acarretou a necessidade de recursos tecnológicos para a realização de diversas atividades, em especial, dos processos pedagógicos; prejudicando ainda mais a compreensão humana, o desenvolvimento das inteligências e o diálogo entre educadores e educandos. Este trabalho apresenta o caminho percorrido por um grupo de pesquisa, o qual, no período de isolamento social, como forma de resistência e preocupados com a comunicação intra e interpessoal de alunos com comportamento superdotado, atendidos anualmente no Curso de Férias organizado pelo grupo, adaptou e realizou o evento, fomentando a intersubjetividade e o diálogo, também no formato online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailana de Sousa Bezerra, ASAS - Atendimento Suplementar a Alunos Superdotados

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense. Exerce atividade empresarial na empresa ASAS - Atendimento Suplementar a Alunos Superdotados. Membro do grupo de pesquisa em ensino DIECI - Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências, atuando como colaboradora no processo de desenvolvimento de estratégias interdisciplinares, planejamentos integrados didático-pedagógicos, atividades suplementares para estudantes identificados com altas habilidades ou superdotação e ensino-aprendizagem de Física pela perspectiva da educação em Direitos Humanos. Email: ailanadsbezerra@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0416-2942 Curriculo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3332533745249801

Sonia Regina Alves Nogueira, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Física (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas). Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Altas Habilidades ou Superdotação; Interdisciplinaridade; Ensino de Ciências/Química, Física e Biologia; Divulgação Científica; Educação em Direitos Humanos nas Ciências da Natureza; e, Educação Problematizadora. É Professora Associada no Departamento de Físico-Química (GFQ) do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense.  Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão DIECI UFF - Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências. Coordenadora do PRAACS! – Programa de Apoio a Alunos com Comportamento Superdotado. Membro da AIIIIPE - UFF (Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica). E-mail: sranogueiradesa@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9381-6548.

Alice Akemi Yamasaki, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação (Universidade de São Paulo). Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Altas Habilidades ou Superdotação; Educação em Direitos Humanos nas Ciências da Natureza; Educação Problematizadora; Educação Popular; Violências na Escola; e, Cinema e Educação. É Professora Associada no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora institucional e de gestão de projetos do PIBID UFF (2011-2018). Docente-colaboradora do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão DIECI UFF - Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências. Pesquisadora do OIIIIPE - UFF (Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica). E-mail: aayamasaki@id.uff.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6449-5132

Fernanda Serpa Cardoso, Colégio Salesiano Santa Rosa

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Altas Habilidades ou Superdotação; Interdisciplinaridade; Ensino de Ciências/Biologia; Divulgação Científica; e, Educação em Direitos Humanos nas Ciências da Natureza. É Professora da Educação Básica. Professora Adjunta do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Biologia Celular e Molecular. Docente do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF. Membro do Comitê Científico do ConBrASD. Coordenadora da Escola de Inclusão da UFF. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão DIECI UFF - Desenvolvimento e Inovação no Ensino de Ciências. E-mail: fernandalabiomol@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3806-1725

Referências

ANASTASIOU, Léo das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2003.

ARENDT, Hannah. A crise na educação. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972, p. 221-247.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – Resolução No4. 2009. Disponível em:

http://www.mct.gov.br/. Acesso em: 21 de julho de 2022.

CANDAU, Vera Maria. Educação em Direitos Humanos no Brasil: gênese, desenvolvimento e desafios atuais. In PAIVA, Angela Randolpho. (org.) Direitos Humanos e Seus Desafios Contemporâneos. Rio de Janeiro: Editora PUC-RJ/Editora Pallas, 2012. p.17-34.

FAZENDA, Ivani Catarina Alves. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou Ideologia? 5ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

FLEITH, Denise de Souza (Org). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: atividades de estimulação de alunos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

FLEITH, Denise de Souza (Org). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: orientação a professores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001

LANDAU, Erika. A coragem de ser superdotado. Arte & Ciência, 2002.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

NOGUEIRA, Sonia Regina Alves; CARDOSO, Fernanda Serpa; YAMASAKI, Alice Akemi; BASTOS, Ana Luiza. Freire, Renzulli e as Oficinas Interativas para Alunos Superdotados. Educação Em Foco, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/32923. Acesso em: 31 de mai. de 2022.

RENZULLI, Joseph Salvatore. The three-ring conception of giftedness. In Baum, SM, Reis, SM & Maxfield, LR (Eds). Nurturing the gifts and talents of primary grade students (p.1-27). Mansfield Center, CT: Creative Learning Press, 1998.

RENZULLI, Joseph Salvatore. Modelo de enriquecimento para toda a escola: um plano abrangente para o desenvolvimento de talentos e superdotação. Revista educação especial. [S.L.] v. 27, n. 50, 2014. Disponível em:https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14676/pdf. Acesso: 03 de abr. 2020.

RENZULLI, Joseph Salvatore. Expanding the conception of giftedness to include co-cognitive traits and to promote social capital. Phi Delta Kappan, 84(1), 33-40, 57-58, 2002.

RENZULLI, Joseph Salvatore. Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos para o Século XXI: uma abordagem teórica em quatro partes. In: VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues (org.). Altas Habilidades/ Superdotação: processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. Curitiba: Juruá, 2018. 354p. cap.1, p. 19-42.

RENZULLI, Joseph Salvatore. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação, v. 27, n. 52, p. 75-131, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso Sobre As Ciências. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SOARES, Maria Victoria Benevides. Cidadania e Direitos Humanos. In: CARVALHO, Jose Sérgio (Org.). Educação, Cidadania e Direitos Humanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. p. 43-65.

VIRGOLIM, Angela. Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade: Uma visão multidisciplinar. Papirus Editora, 2014.

VIRGOLIM, Angela. Altas habilidade/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

de Sousa Bezerra, A., Alves Nogueira, S. R., Yamasaki, A. A., & Serpa Cardoso, F. (2022). SUPERANDO AS FRONTEIRAS VIRTUAIS:: A INTERAÇÃO HUMANA COMO FERRAMENTA DE ALCANCE E ATENDIMENTO A ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL. RevistAleph, (39). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54800