NEM TUDO É PARA TODOS! MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA DE UM ESTUDANTE DE MUSEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
NOT EVERYTHING IS FOR EVERYONE! AUTOBIOGRAPHICAL MEMORY OF A MUSEOLOGY STUDENT AT THE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.62650Palavras-chave:
Inclusão, Museologia, Memória Autobiográfica, Ensino Superior.Resumo
Este trabalho se constitui em uma análise de processo de memória autobiográfica a partir da trajetória acadêmica de Everton Cordeiro Serêjo (1991-), estudante do curso de bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará caracterizado como pessoa com deficiência. Aspecto que se encontra em consonância com a categoria 'instituinte' da revista, referente a movimentos de resistência de sujeitos que pensam e fazem educação e desbravam possibilidades transformativas. Ele adentrou na universidade com aspectos de deficiência física, adquirida em um acidente de trabalho no qual perdeu a mobilidade do braço. Ao longo do curso de graduação, em meio à pandemia de Covid-19, um Acidente Vascular Cerebral e a Covid-19 o caracterizaram com outras questões, já que ficou com diversas sequelas, como questões cognitivas de memória. Com isso, esse exercício autobiográfico é utilizado como um processo avaliativo e reflexivo sobre questões de inclusão na universidade, aqui estabelecido a partir da expressão “Nem tudo é para todos!”.
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