NEM TUDO É PARA TODOS! MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA DE UM ESTUDANTE DE MUSEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

NOT EVERYTHING IS FOR EVERYONE! AUTOBIOGRAPHICAL MEMORY OF A MUSEOLOGY STUDENT AT THE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Autores

  • Everton Serêjo Universidade Federal do Pará
  • Diogo Melo Universidade Federal do Pará
  • Silvilene Morais Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro [https://ror.org/04tec8z30]
  • Ana Cristina Souza Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.62650

Palavras-chave:

Inclusão, Museologia, Memória Autobiográfica, Ensino Superior.

Resumo

Este trabalho se constitui em uma análise de processo de memória autobiográfica a partir da trajetória acadêmica de Everton Cordeiro Serêjo (1991-), estudante do curso de bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará caracterizado como pessoa com deficiência. Aspecto que se encontra em consonância com a categoria 'instituinte' da revista, referente a movimentos de resistência de sujeitos que pensam e fazem educação e desbravam possibilidades transformativas. Ele adentrou na universidade com aspectos de deficiência física, adquirida em um acidente de trabalho no qual perdeu a mobilidade do braço. Ao longo do curso de graduação, em meio à pandemia de Covid-19, um Acidente Vascular Cerebral e      a Covid-19 o caracterizaram com outras questões, já que ficou com diversas sequelas, como questões cognitivas de memória. Com isso, esse exercício autobiográfico é utilizado como um processo avaliativo e reflexivo sobre questões de inclusão na universidade, aqui estabelecido a partir da expressão “Nem tudo é para todos!”.

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Biografia do Autor

Everton Serêjo, Universidade Federal do Pará

Graduando do Curso de Museologia da Universidade Federal do Pará.

Diogo Melo, Universidade Federal do Pará

Possui doutorado em Museologia e Patrimônio (2020) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), com a pesquisa de tese "Festas de encantarias: as religiões afro-diaspóricas e afro-amazônicas, um olhar fratrimonial em Museologia" e doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra (2020) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com a pesquisa de tese "História das Mulheres na Ciência: narrativa de paleontólogas (1950-2010) do Departamento Nacional de Produção Mineral, Rio de Janeiro". Mestre em Geologia (2007) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a dissertação "Significado Paleoambiental da Fauna Preservada na Formação Tremembé, Bacia de Taubaté, SP". Graduação em Museologia (2009) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em Ciencias Biológicas com ênfase em Biologia Ambiental (2003) pelo Centro Universitário da Cidade (UNIVERCIDADE) e Lincenciatura em Artes pela Faculdade de Educação Paulistana (2023). Recebeu o título honorífico de Dr. Honoris Causa pela Ordem dos Capelães Afro Ameríndios em convennio com a ASBRAC e FACETEN/FACTEFERJ (2023). Possui especializaçoes em: Relações Étnico-Raciais e Educação (2017) pela CEFET; Gestão no Setor de Petróleo e Gás (2009) pela Univercidade Cândido Mendes; Paleopatologia (2004) pela Escola Nacional de Saúde Pública FIOCRUZ; Ensino de Ciências e Biologia (2005) pela Universidade São Judas Tadeu. Desde 2010 é professor da Universidade Federal do Pará, lotado no Instituto de Ciências da Arte (ICA), onde leciona no curso de Bacharelado em Museologia. Professor permanente desde março de 2023 do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) da UFPA. Coordena o Projeto de Extensão do Museu Virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas desde 2020. Possui experiência com Museologia, Patrimônio, Memória, História Oral, História da Ciência e das Mulheres e questões Étnico-Raciais e de Gênero e Geociências/Paleontologia.

Silvilene Morais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro [https://ror.org/04tec8z30]

Possui graduação em MUSEOLOGIA pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009). Realizou o Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, na Fundação Oswaldo Cruz (2010).. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), desenvolveu como tema de dissertação parcerias entre museu e escola como recurso para a inclusão educacional. Concluiu pesquisa para o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio -UNIRIO/MAST , com ênfase em inclusão, diversidade e interculturalidade . Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Inclusão, pesquisando sobre os seguintes temas: educação e inclusão em espaços formais e não formais, parceria entre museus e escolas, diversidade e interculturalidade e acessibilidade.

Ana Cristina Souza, Universidade Federal do Pará

Mestranda PPGCITI/ UFPA. Linguagem e Identidade. Graduada em Moda e Museologia. Pesquisa Memórias Afrodiásporicas na Amazônidas. Inclusão e Acessibilidade no ensino superior para pessoas TEA e DI. Moda Sustentável com ações de cidadania e direitos humanos. Trabalha com Educação Museal e mediação cultural e Arte contemporânea.

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

Cordeiro Serêjo, E. ., Jorge de Melo, D., de Barros Ribeiro Morais, S., & Silva Souza, A. C. (2024). NEM TUDO É PARA TODOS! MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA DE UM ESTUDANTE DE MUSEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: NOT EVERYTHING IS FOR EVERYONE! AUTOBIOGRAPHICAL MEMORY OF A MUSEOLOGY STUDENT AT THE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. RevistAleph, 2(42). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.62650

Edição

Seção

Experiências Instituintes