RevistAleph https://periodicos.uff.br/revistaleph <p><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;">A RevistAleph, vinculada ao PPG em Educação da Universidade Federal Fluminense, não tem fins lucrativos. Publica artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros e também recebe propostas para números especiais que tratem os aspectos instituintes de Educação, Ensino, Aprendizagem e Cultura. Sua periodicidade regular é semestral (Mar/Abr e Out/Nov). </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;">O </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;">periódico</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"> se articula com a concepção de conhecimento aberto e de consciência coletiva que potencializa a participação democrática. Tem o <strong>Português (Brasil) </strong>como idioma principal, mas os textos podem também ser escritos em<strong> inglês, espanhol e francês. </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;">Foi avaliada pela<strong> CAPES</strong>, em 2019, como <strong>B1.<br /></strong></span></span></span><strong style="font-size: small; font-family: 'Times New Roman', serif; color: #000000;">ISSN: 1807 6211.</strong></p> pt-BR <p>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob <span style="font-size: 1.5em;"><sub><a href="https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR">Attribution-ShareAlike 4.0 International</a></sub> </span>que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.<br />Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.<br />Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja <a href="http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html" target="_new">O Efeito do Acesso Livre</a>).</p> aleph.ese@id.uff.br (RevistAleph) aleph.ese@id.uff.br (RevistAleph) Wed, 22 May 2024 21:04:33 +0000 OJS 3.2.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 ADOLESCENTES, COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O CAMINHO DA AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL: UMA INTRODUÇÃO https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/60955 <p><strong>Resumo</strong></p> <p class="Normal2" style="text-align: justify;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%;">O ensaio teórico objetiva apresentar correlações entre competências socioemocionais e autorregulação emocional. A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica. O ensaio apresenta a seguinte estrutura: a) adolescência e saúde mental; b) o termo ‘socioemocional’ na legislação educacional; c) competências socioemocionais e o desafio para sua efetiva implementação na escola; d) panorama sobre a Teoria Social Cognitiva, autorregulação, autorregulação emocional, ansiedade acadêmica e ansiedade de provas; e) correlações entre as competências socioemocionais, a autorregulação emocional e as possibilidades na escola; f) considerações finais. Propõe-se que a autorregulação emocional seja um caminho viabilizador de questões emocionais com adolescentes no contexto escolar.</span></p> <p class="Normal2" style="text-align: justify;"> </p> Daniela Nogueira, Kátia Silva Copyright (c) 2024 Daniela Nogueira, Kátia Silva https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/60955 Thu, 23 May 2024 00:00:00 +0000 RELAÇÕES ENTRE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DESVALORIZAÇÃO DE PROFESSORES https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/56349 <p>Este enunciado analisa relações entre avaliação da educação básica e a desvalorização de professores na sociedade neoliberal. Para atingir o objetivo mencionado, foi utilizado o estudo bibliográfico, tendo em vista a reunião das informações necessárias para análise, sistematização e elaboração de conclusões acerca do objeto de estudo. Após análise das múltiplas determinações do tema em enfoque, conclui-se que as escolas têm que ser conceituadas como um patrimônio de elaboração de cultura e de ciência pelas nações, e como um ambiente propício para a vivência de relações democráticas, para isso elas têm que ser planejadas com seus professores, estudantes e não contra eles.</p> Érika Christina Kohle Copyright (c) 2024 Érika Christina Kohle https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/56349 Wed, 22 May 2024 00:00:00 +0000 CAMINHOS DE ACESSIBILIDADE PARA UM ESTUDANTE SURDOCEGO NO CURSO DE PEDAGOGIA https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/59862 <p>O acesso à Educação de qualidade no Brasil, tanto na Educação Básica quanto Superior, tem sido um desafio constante nos últimos anos. Não é diferente esta realidade no tocante às pessoas com deficiência, tampouco às pessoas surdocegas, público ainda pouco visibilizado em atendimento nos níveis elementares de educação e principalmente nos níveis altos de formação. Nesse sentido, este estudo visou apresentar o percurso de um estudante surdocego no curso de Pedagogia de uma instituição especializada no atendimento de pessoas surdas sob o olhar da Coordenação de Curso da instituição. Para tal utilizamo-nos da ferramenta metodológica de estudo de caso por meio de entrevista com perguntas semiestruturadas, que permitem flexibilidade no roteiro e a possibilidade de novos questionamentos ao longo do processo. Tomamos por pressuposto Gil (2002), o qual salienta que tais características metodológicas configuram uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo que envolve na maioria das vezes um levantamento bibliográfico, entrevistas e análise que fomentem melhor a compreensão do objeto estudado. Partimos ainda de dados dos Censos do Ensino Superior disponibilizados por instituições habilitadas para tal, bem como pesquisas que abordavam discussões em torno do Ensino Superior e o acesso e permanência de Pessoas com Deficiência nestes espaços formativos. Os resultados revelaram que mesmo uma instituição experiente no atendimento de pessoas surdas percalços e dificuldades foram percebidas no processo de formação do estudante em questão. Apontam ainda para a necessidade de uma prática pedagógica específica, um olhar cuidadoso e técnico, bem como sensibilidade para entender as limitações e necessidades do estudante.</p> Luiz Cláudio de Oliveira Antonio, Rosana Prado Copyright (c) 2024 Prof., Profa. https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/59862 Fri, 26 Apr 2024 00:00:00 +0000