AS POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS E O SUJEITO DO FRACASSO ESCOLAR

Auteurs-es

  • Maria Letícia Cautela de Almeida Machado
  • Luiz Antonio Gomes Senna

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i18.39004

Résumé

 

O objetivo deste trabalho é caracterizar o sujeito do fracasso escolar,
apontando como esse sujeito é incluído nos processos educacionais a partir das
políticas públicas de Educação Inclusiva e, paradoxalmente, excluído sob a
condição de fracassado escolar. Conclui-se que a escola vem desconsiderando a
identidade sociocultural de seus alunos, o que gera um custo negativo para os
processos educacionais e contribui para a disseminação da cultura do fracasso
escolar.


Palavras-chave: Fracasso escolar; Educação Inclusiva; Exclusão Social.


Abstract
The purpose of this paper is the subject of school failure, pointing out how this
subject is included in the educational process from public policy of Inclusive
Education and paradoxically excluded under the condition of school failure. We
conclude that the school is ignoring the social and cultural identity of their
students, which creates a negative cost to the educational process and
contributes to the dissemination of the culture of school failure.


Keywords: School failure; Inclusive Education; Social Exclusion.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié-e

2012-12-01

Comment citer

Machado, M. L. C. de A., & Senna, L. A. G. (2012). AS POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS E O SUJEITO DO FRACASSO ESCOLAR. RevistAleph, (18). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i18.39004