“ONDE ESTÁ O CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?” OU, “ONDE NÃO ESTÁ O CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?”
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39199Palavras-chave:
corpo, criança, Educação Infantil, formação docente, formação sensível,Resumo
Neste ensaio propomos um olhar que dê visibilidade ao corpo no processo
educacional. A partir de nossos estudos, experiências e atuação no campo do
Corpo e Movimento, expomos reflexões sobre o lugar do corpo na Educação
Infantil, levando em conta, dialeticamente, o trabalho do sujeito docente
envolvido no cuidado e co-responsabilidade pela integridade e
desenvolvimento da criança. Falar sobre Educação Infantil, infância, corpo e
formação docente convoca novos olhares, pois a busca é de integração,
integralidade, inteireza, numa perspectiva educacional fortemente
sintonizada com as especificidades da criança. Nesse sentido, este ensaio
parte da dimensão do cuidado, borrando a cisão entre cuidado e educação e
aproximando o corpo do ambiente educacional escolar.
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