AMIGO, INTELECTUAL ORGÂNICO E DEFENSOR DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

 

Homenagem a Jorge Nassim Vieira Najjar

 

 

Luiz Fernandes Dourado

Universidade Federal de Goiás (UFG)

Goiânia, GO, Brasil

 

DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.47227

 

 

Ao ser chamado para participar desta homenagem ao amigo Jorge Nassim Vieira Najjar, organizada pela Revista Movimento da Universidade Federal Fluminense, decidi publicizar o parecer que fiz por ocasião de sua banca para professor Titular da Universidade Federal Fluminense, em julho último. Jorge, além de intelectual orgânico cuja trajetória revelou a defesa intransigente da Universidade Pública e da indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão, foi responsável pela formação de várias gerações, sempre com rigor e compromisso, sem   perder a amorosidade e a leveza que produziu tanto encantamento.

 

Parecer para fins de acesso da classe de Associado IV para a classe E (Professor Titular) da Carreira do Magistério Superior

 

Inicialmente, agradeço o convite e cumprimento os membros da Comissão, professores Dr. Giovanni Semeraro (UFF), Dra. Nilda Guimarães Alves (UERJ), Dra. Malvina Tania Tuttman (Unirio), Dra. Ana Maria Dantas Soares (UFRRJ), e, especialmente, o querido Professor Dr. Jorge Nassim Vieira Najjar. Como membro da Comissão (CEPEC/UFF nº 092/2020), autorizada, ad referendum (DECISÃO nº 009/2020), com o objetivo de avaliar o docente Jorge Nassim Vieira Najjar (processo nº 23069.020311/2020-58), pertencente à Faculdade de Educação, por meio de videoconferência, para fins de acesso da Classe de Associado IV para a Classe E (Professor Titular) da Carreira do Magistério Superior, conforme dispõem a Lei n. 12.772, de 28 de dezembro de 2012, com as alterações contidas na Lei nº 12.863, de setembro de 2012, e as normas internas da Universidade Federal Fluminense (UFF), exaradas na Resolução do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF nº 543/2014, e seu anexo, de 03 de dezembro de 2014, observada, ainda, a Instrução de Serviço CPD/PROGEPE nº 001/2015, de 15 de janeiro de 2015, que estabeleceu procedimentos complementares para o cumprimento da Resolução CEP nº 543/2014 de acesso à Classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, afirmo que o postulante atendeu, com distinção, a todos os critérios e requisitos requeridos pelo processo de progressão. Ressalto que a legislação é uma conquista da categoria docente e resulta de um importante momento da história do País, em que tivemos um Governo Democrático e Popular que acatou as demandas da categoria e incluiu a possibilidade de acesso ao cargo de Professor Titular na mesma Carreira.

O Professor Jorge Nassim Vieira Najjar atendeu aos requisitos das etapas do processo referentes à avaliação de desempenho acadêmico, por meio de excelente pontuação obtida e comprovada pelo docente. A segunda etapa consistiu na apresentação e defesa do memorial pelo docente. O memorial foi organizado em seções articuladas: Epigrafe, introdução, Primeira Parte: Formação, Chegando na escola, O Colégio de Aplicação da UERJ, a Faculdade de Ciências Sociais e a Especialização em Sociologia Urbana, trabalhando em instituições particulares de ensino superior, Mestrado em Educação, Doutorado em Educação; Segunda Parte: Professor da UFF, ingresso, ensino, gestão universitária, extensão e o contato com redes de ensino, escolas e movimentos sociais, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação (Nugeppe), a participação em Fóruns e Conselhos; Terceira Parte:  Tabelas do Dossiê e Referências. O docente apresentou o memorial com metodologia adequada, expressando o domínio dos temas e concepções que deram sustentação à sua trajetória profissional, incluindo significativa produção acadêmica vinculada à área de conhecimento em que atua. O memorial apresenta a trajetória de formação do docente, desde a educação básica à graduação em Ciências Sociais na UFF; Curso de Especialização em Sociologia Urbana na UERJ; Mestrado em Educação na UFF, sob a orientação da Professora Nilda Alves; e Doutoramento, inicialmente, na UFRJ, onde fomos contemporâneos, e a conclusão do Doutorado em Educação pela USP, sob a orientação da Professora Lisete Arelaro.

A análise do memorial retrata, ainda, o compromisso efetivo do docente, Professor da FE/UFF há 25 anos, em atividades de ensino e orientação, nos níveis de pós- graduação, e sua produção intelectual, demonstradas pela publicação de artigos em periódicos indexados e reconhecidos na área, capítulos de livros, trabalhos em anais de eventos; atividades Pesquisa, sobretudo, no âmbito do Nugeppe, atividades de Extensão, demonstradas pela sua efetiva inserção e organização de eventos nacionais e internacionais, pelo envolvimento em formulação de políticas públicas, articuladas a entidades acadêmicas da área: Anped e, especialmente, na Anfope (foi Diretor Sudeste e, atualmente, integra a Direção Nacional) e Anpae (Diretor Estadual do Rio de Janeiro e, atualmente, Vice-Presidente da Região Sudeste) e pela divulgação do conhecimento; Coordenação de projetos de Pesquisa, Ensino ou Extensão e liderança de Grupos de Pesquisa na área de Políticas e Gestão da Educação; participação em conselhos ( Conselho Municipal de Educação de Niterói, CEERJ) e Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro (FEERJ), participação em bancas de concursos públicos, de Mestrado e de Doutorado; Organização e participação em eventos de Pesquisa, Ensino ou Extensão; participação em palestras e cursos em eventos acadêmicos; participação em atividades editoriais e de arbitragem de produção intelectual; assessoria, consultoria e participações em órgãos de fomento à Pesquisa, ao Ensino ou à Extensão, em associações acadêmicas da área ; exercício de cargos na administração, incluindo: a chefia do departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (dois mandatos), a Direção da Faculdade de Educação e a Vice Direção da FE, a Coordenação do Curso de Especialização em Educação Brasileira e Movimentos Sindicais, a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação, a participação em órgãos colegiados centrais, entre outros. O docente atendeu a todas as exigências legais e seu memorial propicia um belo, relevante e articulado registro de sua trajetória pessoal e acadêmica e demonstra o efetivo compromisso com a Educação Pública, especialmente com a UFF, bem como autonomia, liderança e criatividade. Portanto, formação, produção, compromisso, rigor acadêmico e engajamento marcaram e marcam a trajetória de Jorge.

Além de ressaltar que o Professor Jorge atendeu aos requisitos das etapas do processo referentes à avaliação de desempenho acadêmico, por meio de excelente pontuação obtida e comprovada pelo docente, apresentação e defesa, com excelência e distinção, do memorial, atendendo plenamente a legislação vigente, quero destacar a alegria de partilhar desta trajetória, por meio de inúmeras vivências e aprendizagens, há quase 30 anos. Além de intelectual orgânico, amigo ousado e corajoso, Jorge possui outras inúmeras qualidades. Quero ressaltar duas: sua amorosidade e leveza, que produzem tanto encantamento. “...a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.” (Manoel de Barros). Visando manter o diálogo neste processo e considerando a sua efetiva inserção na UFF, indago: Como você avalia as atuais políticas advindas, sobretudo, do Governo Federal, para a gestão e autonomia das universidades públicas? Que alternativas político-pedagógicas se fazem necessárias neste cenário? PARECER CONCLUSIVO: O Professor Jorge Nassim Vieira Najjar demonstra consistente formação e trajetória acadêmico-científica consolidada, com excelência e distinção, no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, com produção acadêmica significativa, bem como compromisso efetivo com as atividades na gestão acadêmico-institucional. Apresenta coerência em sua trajetória acadêmica e profissional, bem como amplo reconhecimento acadêmico na área educacional. Por todas essas razões, manifesto-me favoravelmente à promoção do docente Professor Jorge Nassim Vieira Najjar da Classe de Associado IV para a Classe E Professor Titular da Carreira do Magistério Superior. Parabéns!

 

17 de julho de 2020

 

Luiz Fernandes Dourado – Professor Titular Emérito da UFG

 

SOBRE O AUTOR

 

LUIZ FERNANDES DOURADO é Professor Titular Emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em Educação/UFRJ. Pós-doutorado na EHESS/CRBC em Paris/França. É diretor de Intercâmbio Institucional da ANPAE e membro do FNPE. Foi Membro do Conselho Superior e do Comitê Científico da Educação Básica da Capes (2013/2017), da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2012-2016) e do Fórum Nacional de Educação (2014/2016). Foi Diretor da Secretaria de EB do MEC e Coordenador Geral de Estatísticas Especiais do INEP, Secretário adjunto da ANPED, Diretor de Pesquisa da ANPAE e Editor da Revistas Retratos da Escola/CNTE/Esforce. 

E-mail: luizdourado1@gmail.com

 

 

 

 

 

 

Recebido em: 20.11.2020

Aceito em: 10.11.2020