Texto

Descrição gerada automaticamente

 

ENTRE PARTIDAS E CHEGADAS NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFF NA PANDEMIA DE COVID-19

 

(EDITORIAL)

 

 

Dinah Vasconcellos Terra  

Universidade Federal Fluminense

Niterói, RJ, Brasil

 

Mônica Vasconcellos

Universidade Federal Fluminense

Niterói, RJ, Brasil

 

Walcea Barreto Alves  

Universidade Federal Fluminense

Niterói, RJ, Brasil

 

Lisete Jaehn  

Universidade Federal Fluminense

Niterói, RJ, Brasil

 

Fernando de Araújo Penna  

Universidade Federal Fluminense

Niterói, RJ, Brasil

 

Jairo Paes Selles

Universidade Federal Fluminense

Niterói, RJ, Brasil

 

DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.47357

 

 

 

          O ano da Pandemia Covid-19 veio marcado por milhares de perdas de vidas dos/as brasileiros/as e alguns desses estavam próximos de nós, professores, servidores e estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), mas também amigos e ou familiares. Foi um ano de despedidas de colegas trazidas por problemas de saúde, seja ou não pela Covid-19. Ficamos com as lembranças e as saudades de Jésus de Alvarenga Bastos e Jorge Nassim Vieira Najjar, ambos vinculados à Linha de Pesquisa Políticas, Educação, Formação e Sociedade (PEFS) e Carlos Eduardo Rebuá, vinculado à Linha de Pesquisa Filosofia, Estética e Sociedade (FES).

Nos momentos que antecederam a Aula Magna da FEUFF, realizada no dia 23 de setembro de 2020, prestamos a primeira homenagem àqueles que foram brilhantes docentes-pesquisadores e comprometidos com a causa da educação pública brasileira.

A segunda homenagem se faz neste Editorial da Edição Especial, n.14, da Movimento-Revista de Educação que, ora, publica o Dossiê 55 anos de Pós-Graduação no Brasil. Aqui, incorporamos fragmentos das cartas redigidas, por professores de cada uma das Linhas de Pesquisa, PEFS e FES, e apresentadas/lidas, no dia da Aula Magna, por colegas que lhes eram mais próximos da convivência pessoal.

 

A Jesus Alavarenga Bastos

“A trajetória do Professor Jésus de Alvarenga Bastos se confunde com o surgimento e a consolidação da pós-graduação em educação na UFF e no Brasil. Como professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense Jésus de Alvarenga Bastos sempre se notabilizou por sua capacidade de gestão, por seu espírito dialógico e solidário e por sua paixão pela vida acadêmica. Foi responsável por importante inflexão positiva no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, quando articulou a entrada de vários pesquisadores, recém-doutores, em meados dos anos 1980, que aprofundaram as relações acadêmicas do PPGEd da UFF com a teoria crítica, intensificaram a produção científica e prepararam o terreno para a criação do curso de doutorado em educação, cerca de dez anos depois” (PFES).

 

 

 

A Jorge Nassim Vieira Najjar

“Professor Jorge Najjar, foi incansável na luta pela Educação Pública em todos os âmbitos e esferas. Se envolveu ativamente em processos de fortalecimento político de entidades dos movimentos sociais da área acadêmica e em instâncias públicas colegiadas da área educacional. No exercício dessas funções, era reconhecido por sua propensão permanente ao diálogo e pela capacidade de escutar, ponderar e construir soluções mediadoras para os problemas enfrentados no cotidiano da FEUFF. Esse elo de ligação, inquebrantável, será mantido enquanto tivermos força e lucidez para perseguirmos aquela mesma utopia: em homenagem às históricas lutas por democracia no Brasil, na sociedade e na escola, e em memória de quem delas participou, como cidadão e educador, de forma íntegra, com firmeza” (PFES).

 

A Carlos Eduardo Rebuá

“Carlos Eduardo Rebuá nos nossos olhos está nítida e continuará viva no coração, desde que o vimos despontar como talento especial na defesa da dissertação de mestrado, que o acompanhamos de perto nos anos de Doutorado que concluiu com uma tese brilhante, sempre nos deixando repletos de alegria e orgulho ao ver seu sucesso em tudo que fazia e irradiar um magnetismo cativante com todos que encontrava em seu caminho. Na sua jovem idade acumulava já um saber impressionante em diversas áreas de conhecimento, uma capacidade didática e comunicativa fora do comum e uma sensibilidade extraordinária que o levava a travar embates destemidos contra o estado de exceção que se propagava no Brasil e na América Latina. Seu talento irresistível havia conquistado a simpatia de diversas organizações sociais e muitos estudantes e leitores pelo Brasil. A perda é incomensurável não só para a nossa linha de pesquisa, mas também para o nosso Programa de Pós-Graduação, para a universidade brasileira e as lutas populares. Ainda que o sentimento da sua falta seja amargo e doloroso, o legado que nos deixa torna-se energia poderosa que nos leva a continuar com mais determinação e audácia o nosso fascinante e indispensável trabalho de intelectuais, educadores e políticos envolvidos com as causas das classes populares” (FES).

Para nós, hoje na condição nos diferentes cargos de gestão, foram os momentos mais difíceis da rotina profissional pelo fato de anunciar a dor das várias famílias. Registar essa homenagem é a possibilidade de comunicar a comunidade acadêmica e científica brasileira nosso carinho aos colegas.

Gostaríamos de estender a homenagem a todos/as amigos/as e familiares de professores, servidores e estudantes da graduação e pós-graduação que partiram nesse momento de Pandemia de Covid-19.

Esse editorial tem como princípio registrar a homenagem da FE/UFF aos professores que em suas trajetórias pessoais e profissionais se colocaram como educadores na defesa da educação pública brasileira.

 

 

DADOS SOBRE OS AUTORES

 

DINAH VASCONCELLOS TERRA é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF

E-mail: dv.terra@terra.com.br

 

MÔNICA VASCONCELLOS é vice-coordenadora da Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF

E-mail: monicavasconcellos@id.uff.br

 

WALCEA BARRETO ALVES é coordenadora do Curso de Pedagogia da UFF

E-mail:walcea.alves@gmail.com.br

 

LISETE JAEHN é vice-coordenadora do Curso de Pedagogia da UFF

E-mail:lisetej@gmail.com

 

FERNANDO DE ARAÚJO PENNA é diretor a Faculdade de Educação da UFF

E-mail:fernandopenna@id.uff.br

 

JAIRO PAES SELLES é vice-diretor da Faculdade de Educação da UFF

E-mail: jairo.uff@gmail.com

 

            

 

 

Recebido em: 25.11.2020

Aceito em: 25.11.2020