CONHECIMENTOS DE MARIA: CURRÍCULOS, CULTURAS E CONHECIMENTOS COTIDIANOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i1.51Resumo
O presente artigo compreende os currículos como culturas e como espaçotempo que entrelaça conhecimentos cotidianos e conhecimentos científicos. Para este propósito realizarei um diálogo com os trabalhos de autores e professores como Alice Lopes, Néstor Canclini, Homi Bhaba, Boaventura de Souza Santos, Elizabeth Macedo e Luciana Getirana. Esta última, a minha principal interlocutora, é professora de matemática de uma escola municipal na Penha Circular, Rio de Janeiro. Com estes interlocutores e com as conversas com Dona Maria, uma estudante de 65 anos de uma turma de Jovens e Adultos, busco pensar as relações entre conhecimento científico e conhecimento cotidiano na produção dos currículos escolares. Neste sentido, tentarei romper com dicotomias, reconhecendo, porém, que nas práticas de docentes e discentes, há movimentos que procuram definir estas separações, buscando delimitar o que na prática é móvel e entrelaçado nas diferentes redes de conhecimentos e de significados das quais todos fazemos parte.
Palavras-chave: Currículos, conhecimentos cotidianos, conhecimentos científicos e culturas.
This article comprises the curriculum as cultures and as spacetime that interweaves everyday knowledge and scientific knowledge. For this purpose I’ll do a dialogue with works of authors and teachers like Alice Lopes, Néstor Canclini, Homi Bhaba, Boaventura de Souza Santos, Elizabeth Macedo and Luciana Getirana. The last one, my main interlocutor, is a mathematics teacher in a public school at Penha Circular, Rio de Janeiro. With these interlocutors and dialogues with Dona Maria, a student of 65 years of a group of youth and adult, I try to think the relationship between scientific knowledge and everyday knowledge in the making of school curriculum. In this sense, I’ll try to break with dichotomies, recognizing, however, that in the practices of teachers and students, there are movements that seek to define these separations, seeking to delimit what in practice is mobile and interlaced in different networks of knowledge and meanings which we all belong.
Keywords: Curriculum, everyday knowledge, scientific knowledge and cultures.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.