Um estudo sobre temas lúdicos encenados por crianças residentes em orfanatos

Autores

  • Daniele Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i09.134

Resumo

Esta pesquisa toma como objeto de estudo a atividade de brincar em crianças de orfanato. Esse interesse se vincula, mais diretamente, à busca de conhecimento sobre essa esfera de atividade simbólica; entretanto, ele deriva também de preocupações sobre o atendimento à infância, especialmente em relação aos debates sobre as condições de vida oferecidas às crianças órfãs e abandonadas que se encontram em instituições.

A proposta do estudo é identificar temas lúdicos e caracterizar modos de funcionamento que crianças de orfanato apresentam no jogo de faz-de-conta. A partir daí, pretende-se averiguar aspectos relativos ao brincar, enfatizando as condições concretas de vida das crianças.

O recorte de problema de investigação e as análises realizadas fundamentam-se na abordagem sócio-histórica, tendo como base as contribuições de L. S. Vygotsky, sobretudo no que se refere às suas teses gerais sobre o desenvolvimento psicológico e, mais especificamente, às suas interpretações sobre o brincar.

Palavras-chave: imaginação; brincar; L. S. Vygotsky.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Silva, D. (2013). Um estudo sobre temas lúdicos encenados por crianças residentes em orfanatos. Movimento-Revista De educação , (09). https://doi.org/10.22409/mov.v0i09.134

Edição

Seção

Relato de Pesquisa