La universidad bolivariana de Venezuela: una apuesta a la cultura académica transdisciplinaria

Magaldy Téllez

Resumo


Este texto refere-se à transdisciplinaridade, assumida como um dos princípios diretores do projeto educativo da Universidad Bolivariana de Venezuela (UBV), criada no mês de julho de 2003, exprimindo os esforços que o governo nacional vem realizando em matéria de educação para contemplar os grupos sociais historicamente excluídos do direito à educação. A transdisciplinaridade é entendida como perspectiva e como atitude que se constrói resistindo ao conhecimento fragmentário e reducionista, produto das lógicas disciplinares que determinaram e determinam nossas formas de entender o mundo e nossas relações nesse mesmo mundo e, ao mesmo tempo, construindo uma nova relação com o saber que envolve outras condições, outros procedimentos, outro modo de pensar, dizer, fazer e sentir e, neste sentido, uma outra cultura acadêmica.

Palavras-chave: universidade; complexidade; transdisciplinaridade.


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DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.152

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