RETROCESSOS E CONTRARREFORMA EDUCACIONAL: um ensaio sobre exclusão social em tempo de golpes

Autores

  • Lucília Augusta Lino Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Maria da Conceição Calmon Arruda Fundação Oswaldo Cruz Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.446

Resumo

O ensaio propõe uma análise do processo de contrarreforma da educação implementado pelo governo Temer, entendendo que o golpe de Estado em curso intensificou processos de exclusão das camadas populares e retirada de direitos. O desmonte da educação pública, marcado por forte controle da gestão e do currículo e redução de investimentos, atende a um projeto de país e de educação descomprometidos com a superação das desigualdades socioeconômicas e submisso aos interesses do grande capital, colocando o Brasil em uma posição de subalternidade na divisão internacional do trabalho. Neste trabalho, analisamos o momento atual contrapondo-o com o texto ‘O 18 de Brumário de Luís Bonaparte’ de Karl Marx sobre o golpe de Estado de 1851, na França. Além disso, comparamo-lo brevemente com o golpe de 1964 no Brasil, visando a ampliar nossa reflexão.

Palavras-chave: Reformas educacionais; Exclusão; Identidade.

 

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Lino, L. A., & Arruda, M. da C. C. (2018). RETROCESSOS E CONTRARREFORMA EDUCACIONAL: um ensaio sobre exclusão social em tempo de golpes. Movimento-Revista De educação , 5(8), 7-42. https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.446