POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - O Discurso do Sujeito Coletivo dos Professores de Ciências

Autores

  • Diego Mota Colégio Pedro II
  • Denise Rocha Correa Lannes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.433

Resumo

O ensaio aborda a política curricular da rede estadual de educação do Rio de Janeiro. A pesquisa possui como questão central conhecer as concepções dos professores de Ciências acerca do Currículo Mínimo (CM) dessa disciplina. Esta análise, aportada na Teoria  das Representações Sociais e no Discurso do Sujeito Coletivo, busca explorar os elementos centrais no discurso de 15 docentes sobre do currículo. Os resultados mostram a necessidade de ajustes na implantação do currículo para aproximar os docentes do Currículo Mínimo, o qual propõe desenvolver competências na sala de aula.

Palavras chave: currículo escolar; políticas educacionais; professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Mota, Colégio Pedro II

Professor do Colégio Pedro II e Pesquisador do Lab. Em Formação (UFRJ), orientado pela Professora Dra. Denise Lannes. Desde 2001, dedica-se à Ed. Básica, com experiência nas redes estadual e municipal fluminenses e em escolas do sistema prisional. Licenciado em Ciências Biológicas, especialista em Educação e Mestre em Biologia Geral, pela UFRJ.

Denise Rocha Correa Lannes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Comecei a desenvolver minha personalidade como pesquisadora e orientadora com minha primeira aluna de especialização. Gostava de orientar e acho que ela gostava da minha orientação. Hoje, a Dra. Cristina Maia é pesquisadora associada do laboratório. Nossas ideias eram nossos sonhos e nossos sonhos nossas esperanças. Outros alunos, como parceiros e cúmplices se seguiram e não param de surgir ao meu redor. Quanto prazer... quanta honra!


E neste caminho venho fazendo meu discurso inspirado na ideia de que somos sempre aprendizes. Mas aprendizes competentes, criativos, inquietos e apaixonados por boas argumentações.


Sempre acreditei, e a cada dia mais, que os alunos não se representam meramente pela massa de trabalho que produzem. Os alunos são as ideias que eles têm do que fazem. Eles são as ideias que eles fazem de si mesmos. Eles são as ideias e sonhos que realizam. 


Academicamente promovo o caos e todos se entendem. Assim, venho formando um grupo unido pelo mesmo objeto de esperança. 
Queremos buscar novos caminhos para a educação. Novas perguntas. Novos instrumentos de pesquisa. Novas respostas. Múltiplas e conectadas ideias unindo educação, ciência e arte.


São muitos planos em ação e muitos sonhos para o futuro. 
São muitos os desafios à realização de tantos sonhos.
Por isto, estamos sempre começando. Estamos sempre Em Formação

 

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Mota, D., & Lannes, D. R. C. (2018). POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - O Discurso do Sujeito Coletivo dos Professores de Ciências. Movimento-Revista De educação , 5(8), 342-376. https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.433