PEDAGOGIA SOCIALISTA, EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO: problematizando a escola pública no/do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.34775

Palavras-chave:

Escola pública. Pedagogia socialista. Educação popular. Educação do campo.

Resumo

O objetivo deste texto é problematizar as escolas públicas no/do campo e as possíveis contribuições da Pedagogia Socialista, Educação Popular e da Educação do Campo. Toma-se como referência a concepção da Educação do Campo construída nos movimentos sociais a partir do final da década de 1990 e a realidade das escolas públicas centradas, ainda, na concepção da Educação Rural. O estudo tem natureza bibliográfica e documental, com problematização fundamentada em ações coletivas realizadas em escolas no/do campo de duas regiões do estado do Paraná. Constata-se que a Pedagogia Socialista e Educação Popular, embora fundamentem ação de movimentos e organizações sociais, não estão no horizonte das políticas e práticas educacionais. A Educação do Campo tem sido problematizada em cursos de formação continuada de professores, com o intuito de dar visibilidade ao campo, ao trabalho e à identidade da escola do campo. São concepções que possuem vínculo com a educação da classe trabalhadora e que têm potencial para a organização pedagógica que valoriza trabalho, cultura e experiência. Os obstáculos para que elas exerçam força político-pedagógica nas escolas são de natureza histórico-estrutural, com desdobramentos na gestão da escola e nos processos de formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Maria Antônia de Souza, Universidade Tuiuti do Paraná; Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Geógrafa pela UNESP/PP. Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP. Bacharel em Direito pela UTP. Profa. da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Profa. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, 1B.

Cecília Maria Ghedini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (Uerj), Mestre em Educação (UFPR). Professora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Francisco Beltrão – PR

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Publicado

2020-06-09

Como Citar

de Souza, M. A., & Ghedini, C. M. (2020). PEDAGOGIA SOCIALISTA, EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO: problematizando a escola pública no/do campo. Movimento-Revista De educação , 7(12), 130-155. https://doi.org/10.22409/mov.v7i12.34775