Percepções dos alunos da EJA sobre léxico e método científico do poema Lágrima de Preta em uma sequência didática remota
Resumo
Neste trabalho apresentamos resultados do relato de experiência de uma sequência didática elaborada na interface de ciências e literatura. Com objetivo de promover uma leitura crítica do poema Lágrima de Preta, de António Gedeão foi proposto uma sequência didática em quatro aulas na disciplina de Ciências onde os estudantes do Ensino Fundamental da EJA deveriam identificar as palavras do campo das ciências, o método científico e a imagem poética da lágrima da preta como objeto de pesquisa do cientista. Da sequência elaborada para as atividades remotas, apenas 12 estudantes enviaram suas respostas de um total de 79 alunos matriculados. Mesmo realizando um levantamento com os alunos sobre qual seria o melhor modo de proceder o ensino remoto, constatou-se baixa participação dos estudantes. É possível concluir que a sequência didática promoveu uma reflexão sobre as diferentes facetas da dimensão do racismo, uma vez que o poema escolhido reflete em seu tecido narrativo a ausência da voz da mulher preta que chora, sendo apenas utilizada para a pesquisa do “eu” poético cientista. Com relação ao método científico apresentado no poema, os discentes identificaram a lágrima como o objeto da pesquisa. Embora as respostas adequadas foram encontradas em menor frequência, é possível que pensar que a mesma sequência didática em uma atividade presencial possibilitaria uma melhor mediação de leitura do poema.
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Copyright (c) 2021 C. R. Faiad, A. A. Sousa, D. B. Rezende
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